Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja como regularizar

Quase 9 mil londrinenses correm risco de perder o título de eleitor

Luís Fernando Wiltemburg
Grupo Folha com TSE
25 fev 2019 às 14:50

Compartilhar notícia

- Marcello Casal Jr/ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina tem 8.819 eleitores prestes a ter seus títulos de eleitor cancelados, por não terem comparecido nas três últimas eleições e não justificarem a ausência. A invalidação do documento traz vários impedimentos, como a não emissão de passaportes ou a proibição de participar de concursos públicos. O prazo para regularizar a situação vai até o dia 6 de maio, informa o chefe do 146º Cartório Eleitoral de Londrina, William Garcia.

Além dos eleitores de Londrina, outros 147 de Tamarana encontram-se na mesma situação. No total, até a sexta-feira (22), Londrina tinha 374.222 eleitores aptos e Tamarana, 8.073.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em todo o Paraná, são 114.625 os eleitores que podem ter o título eleitoral cancelado por não votarem e nem justificarem a ausência às urnas nas últimas três votações, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em todo o Brasil, 2.645.785 eleitores encontram-se nesta situação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até 5 de janeiro

Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Apresentação de bonecos

Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina


William Garcia recorda que o prazo para justificar a ausência, de até 60 dias após o pleito, acabou em dezembro – à exceção daqueles que estavam no exterior e retornaram há menos de 30 dias. Neste caso, o processo pode ser feito pela internet ou pessoalmente no Fórum Eleitoral.

Publicidade


Caso os eleitores não regularizem a sua situação, a Justiça Eleitoral efetuará o cancelamento dos respectivos títulos no período de 17 a 20 de maio, quando não serão realizadas atualizações no cadastro eleitoral.


É possível consultar a situação da regularidade do documento por meio deste link. Se houver pendência, é possível emitir boleto para o pagamento de multa dentro do próprio site. Mesmo assim, a a regularização da situação só se efetiva com o comparecimento do eleitor ao cartório, em posse do comprovante de pagamento da multa, para que sejam realizados os devidos registros no sistema.

Publicidade


O pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União) só pode ser feito no Banco do Brasil e é obrigatório para o processo de regularização, afirma Garcia. O Fórum Eleitoral oferece a possibilidade de atendimento pelo site. O telefone para mais informações é o 148.


Quem não fizer o recolhimento previamente, também pode pedir a impressão da GRU durante o atendimento, mas terá de sair, pagar a guia e voltar para dar andamento ao processo. Garcia orienta a levar documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Publicidade


Conheça os impedimentos para o eleitor que não regularizar a situação:


Conforme previsto no parágrafo 1º do artigo 7º da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), enquanto não regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor estará impedido de:

Publicidade


- Obter passaporte ou carteira de identidade;


- Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

Publicidade


- Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;


- Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

Publicidade


- Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;


- Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;


- Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;


- Obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Resolução-TSE nº 21.823/2004;

- Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo