Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trânsito

Quatro novos radares serão instalados em Londrina

Redação Bonde com N.com
18 abr 2019 às 16:22
- Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os procedimentos para a implantação de quatro novos radares fixos no perímetro urbano de Londrina iniciaram-se na quarta-feira (17) pela Prefeitura, por meio da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).


Segundo a CMTU, dois deles farão o controle de velocidade na zona norte, enquanto os outros, instalados na área central e na região oeste, farão também a fiscalização do avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Assim, subirão de 18 para 22 os pontos de monitoramento eletrônico fixos em Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Depois de concluída a colocação das estruturas, os dispositivos passarão a operar nos seguintes locais:

Leia mais:

Imagem de destaque
No Espaço Villa Rica

Projeto Ópera Viva promove novo concerto em Londrina neste domingo

Imagem de destaque
Previsão de volta até o fim do dia

Rompimento de cano deixa condomínios da Zona Sul de Londrina sem água

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
Temperatura máxima de 25°C

Previsão do tempo: quinta-feira será de Sol e temperatura amena em Londrina


* na avenida Saul Elkind, na altura do nº 4.735, na direção Cambé-Ibiporã;
* na Henrique Mansano, na altura do nº 1.559, sentido leste-oeste;
* no cruzamento da rua Goiás com a Duque de Caxias;
* entre a Maringá e a Prefeito Faria Lima, no rumo norte-sul.

Publicidade


A velocidade máxima nas avenidas Saul Elkind, Henrique Mansano e Maringá é 50 km/h; na rua Goiás, é 40 km/h.


O objetivo dos novos radares é reduzir o número de acidentes com vítimas. Dados do Placar do Trânsito apontam que, somente no primeiro bimestre deste ano, 11 pessoas morreram nas ruas de Londrina e outras 689 se envolveram em ocorrências não fatais.

Publicidade


A escolha dos novos locais se deu após estudo técnico, com base na resolução 396/2011 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). De acordo com a legislação, a quantidade de acidentes, as características geométricas da via, a existência de curvas, declives e cruzamentos, o excesso de velocidade são os fatores a serem considerados na hora de selecionar as vias.


Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a medida é benéfica à medida que protege vidas e aumenta a sensação de segurança. "O papel do radar é controlar a velocidade desenvolvida pelos condutores, não multar. Só é autuado aquele que desrespeita o limite de circulação estabelecido. O nosso objetivo é preservar a integridade das pessoas", afirmou.

A expectativa da companhia é que a implementação dos dispositivos leve quatro semanas. A partir daí virão os trabalhos de aferição dos aparelhos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), execução das sinalizações vertical e horizontal, além das ações educativas e de orientação. Somente então é que os aparelhos devem entrar em funcionamento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade