A Vigilância Sanitária em Londrina autuou a Rádio Brasil Sul, de propriedade do ex-prefeito Barbosa Neto, e a farmácia Catedral, no centro da cidade, na última terça-feira (9) pela comercialização irregular de alimentos com indicação terapêutica. Além disso, uma distribuidora foi interditada durante a operação, que apreendeu entre 200 e 300 quilos de "produtos naturais", entre eles, chás e ervas.
Segundo o gerente da Vigilância Sanitária, Rogério Lampe, uma denúncia anônima indicava a comercialização irregular dos alimentos na Rádio Brasil Sul, o que foi confirmado pela operação que localizou um dos produtos no estabelecimento.
"A rádio foi autuada pela comercialização de alimentos já que não possui autorização para essa atividade. A multa pode chegar em até R$ 20 mil", informou Lampe.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Projeto da UEL vai atender empreendedores da área de alimentação
A partir do produto encontrado, a operação visitou a farmácia e a distribuidora, onde foram localizados os produtos sem certificação que também possuíam irregularidades nas embalagens e nos rótulos, além de problemas de armazenamento e distribuição.
"A Vigilância Sanitária recomenda que nenhum produto alimentício com indicação terapêutica seja adquirido. A comercialização é proibida e somente medicamentos podem apresentar indicações terapêuticas", ressaltou o gerente.
Ainda de acordo com Lampe, a farmácia foi autuada pela venda irregular dos alimentos e também de alguns medicamentos e pode ser multada em até R$ 20 mil. Já a distribuidora só pode voltar a funcionar após a regularização junto aos órgãos responsáveis pela atividade.