A votação da proposta de aumento salarial dos trabalhadores, que já foi apresentada às empresas LondriSul e Transportes Coletivos Grande Londrina, foi aprovada em assembleia realizada pelo Sinttrol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina) com 95% dos votos.
A votação teve início na madrugada de segunda-feira (12), a partir das 4 horas, e a apuração foi realizada às 16 horas. Dos 552 votos, 528 votaram pela aprovação da proposta, 23 votaram pelo não e houve um voto nulo.
O presidente do sindicato, José Aparecido Faleiros, afirmou que a votação representa mais uma conquista da categoria.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
"Foi uma ótima negociação e é mais uma página que a gente consegue virar e vencer. A partir de primeiro de janeiro de 2023 o acordo coletivo foi renovado, a convenção coletiva foi renovada e as conquistas históricas da categoria mantidas. A categoria está de parabéns por sabiamente aprovar a proposta."
Com isso, haverá o aumento de 6,5% para eliminar as perdas inflacionárias e a falta de reajustes por dois anos, e a elevação de R$ 450 para R$ 590 o valor pago no tíquete alimentação.
O valor foi baseado no pedido de recuperação das perdas salariais que ocorreram entre os anos de 2020 e 2021 para o trabalhador por conta da pandemia de Covid-19, período em que também não houve reposição salarial.
Da mesma forma, os trabalhadores terão a renovação das condições pré-existentes de acordos trabalhistas por meio de convenção coletiva, além da manutenção da PPR (Programa de Participação nos Resultados). Tudo isso deve entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro.