Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
17ª Regional de Saúde

Região de Londrina soma cinco mortes por dengue em 2025

Heloísa Gonçalves - Especial para Folha de Londrina
18 mar 2025 às 21:16

Compartilhar notícia

National Institute of Allergy and Infectious Diseases na Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 17ª Regional de Saúde de Londrina, que abrange 21 municípios, soma cinco mortes causadas por dengue desde o início do ano, registradas em Primeiro de Maio, Porecatu, Jaguapitã e Alvorada do Sul. Conforme dados divulgados nesta terça-feira (18) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, o Paraná registrou 3.508 novos casos da doença e duas mortes no boletim epidemiológico mais recente.


Até o momento, em 2025, foram 69.066 notificações, 15.501 diagnósticos confirmados e 12 óbitos em decorrência da dengue no Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


ALVORADA DO SUL 

Os novos óbitos são de duas moradoras de Alvorada do Sul, cidade a cerca de 70 quilômetros de Londrina com 11.598 habitantes, que teve 19 casos confirmados e 49 descartados desde o começo do ano. As vítimas da dengue foram uma mulher de 64 anos, sem comorbidades, e outra com 83 anos, com comorbidades. Uma morte está em investigação, e as demais cidades na área de abrangência da 17ª Regional registraram um óbito cada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Regina e Taquaruna

Manutenções afetam abastecimento de água em patrimônios de Londrina

Imagem de destaque
Jogo em Ibiporã

Londrina Futsal enfrenta Marechal Cândido Rondon pelo Campeonato Paranaense Feminino

Imagem de destaque
Aulas em maio

Clube das Mães Unidas está com inscrições abertas para diversos cursos em Londrina

Imagem de destaque
De 28 a 30 de abril

Cine Teatro Ouro Verde de Londrina exibe a obra norueguesa “Sex”


Beatriz Fabiano, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar Social, informou que foi decretado estado de epidemia na cidade no dia 12 de fevereiro, que está sendo monitorado por meio do cenário municipal e regional . “A nossa condição aqui não é muito diferente dos municípios que nos rodeiam. Todos os municípios nas nossas fronteiras encontram-se em estado de epidemia de dengue. Após o decreto, a gente intensificou o controle e amparo em duas frentes, a assistência médica e combate e quebra da cadeia de transmissão."

Publicidade


No âmbito assistencial, Fabiano apontou que “todas as pessoas suspeitas ou positivas por dengue fazem hemograma diariamente, dentro das necessidades apontadas pelos critérios médicos. Temos um laboratório próprio que está rodando a média de 80 hemogramas por dia, para acompanharmos o número de plaquetas e estado de saúde desses munícipes”.


Em tentativa de impedir a transmissão do Aedes aegypti, a Prefeitura de Alvorada, em parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná, tem realizado mutirões contra a dengue e aplicações de fumacê. “Estamos fazendo a remoção mecânica de depósitos móveis de água e recolhendo o lixo da casa das pessoas e das vias públicas, que infelizmente as pessoas teimam em não romper essa cultura”, elencou Fabiano.

Publicidade


JAGUAPITÃ


Dos municípios que a 17ª Regional de Saúde atende, Jaguapitã, a cerca de 60 quilômetros de Londrina e com 13.861 habitantes, é a cidade com mais casos de dengue confirmados desde o início do ano, com 1.638 e um óbito já investigado. O município também se encontra em estado de epidemia, e assim, todos os casos suspeitos foram encerrados como positivos, por meio de critério clínico epidemiológico. Os dados foram repassados à FOLHA nesta terça por Patrícia de Souza Bozo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Jaguapitã.


VEJA MAIS CIDADES NA MATÉRIA DA FOLHA DE LONDRINA

Imagem
17ª Regional de Saúde registra mais duas mortes por dengue
A 17ª Regional de Saúde de Londrina registra novas mortes por dengue e um aumento significativo de casos. Saiba mais sobre a situação atual e medidas de prevenção.

Leia também:

Imagem
Cambé registra duas mortes de crianças por suspeita de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de Cambé (região metropolitana de Londrina) e Secretaria de Saúde do Paraná investigam quatro mortes possivelmente ocasionadas por dengue no município.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo