Na manhã desta sexta-feira (10), diversas lideranças e representantes da área da Segurança Pública no Município se reuniram com o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, na Prefeitura. O objetivo do encontro foi buscar uma integração entre as corporações e elaborar um plano de ação para melhorar a segurança pública do Município.
Durante o encontro, o prefeito ressaltou que, embora a segurança pública seja de responsabilidade do Governo do Estado, a prefeitura não pode se omitir. "A intenção é que a Prefeitura atue como um agente potencializador, no sentido de unir as forças de segurança, para que elas trabalhem em conjunto, de forma organizada, com planejamento, baseado em indicadores, para que possamos melhorar a segurança pública de nossa cidade", explicou.
Marcelo informou que a Prefeitura terá uma atuação forte, no sentido de fazer com que os serviços públicos possam efetivamente chegar à população, para que ela tenha acesso à educação, saúde, cultura, esporte e lazer. "Isso também vai fazer parte deste amplo conjunto para melhorar a segurança da população", contou. "Também estamos desenvolvendo pequenas ações, mas que possuem bons resultados neste sentido, como a melhoria da iluminação pública da cidade, retirada de pontos de ônibus localizados perto de terrenos baldios, para colocá-los em local de grande movimento, entre outras iniciativas", completou.
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Segundo o prefeito, para que as soluções sejam implantadas o grupo irá se reunir a cada 15 dias. O próximo encontro foi marcado para o dia 27 de março, às 9 horas, em seu gabinete. "Pedimos que todos os representantes tragam, na próxima reunião, as suas demandas e sugestões para que possamos elaborar um Plano de Ação efetivo, com todas estas forças de segurança atuando junto à prefeitura e sociedade civil organizada", informou.
O secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, destacou que reuniões como estas são de extrema importância para discutir as dificuldades encontradas pelas diferentes corporações e buscar as soluções. Ele informou que uma das medidas que já vem sendo implementada por sua pasta é a retirada dos Guardas Municipais dos pontos fixos, colocando-os no sistema de patrulhamento. "Neste sistema de patrulhamento o guarda pode atingir até 13 postos, no dia a dia de trabalho dele", comentou.
Para o tenente-coronel, comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, Marcos Wosny Borba, a integração e união de esforços são fundamentais para buscar o enfrentamento à criminalidade e a violência em Londrina. Ele parabenizou o prefeito Marcelo Belinati pela iniciativa e o apoio dado pelo deputado estadual Tiago Amaral neste processo. "Este trabalho de integração dos órgãos públicos em nível estadual, municipal e federal será ampliado também com a participação da comunidade e de outros agentes não presentes nesta reunião", informou.
O delegado-chefe da 10ª Subdivisão da Polícia Civil do Paraná, Osmir Ferreira Neves Jr., disse que reuniões como estas são muito importantes, principalmente quando se visualiza a criação do Gabinete de Gestão Integrada na área de segurança pública. "Isso é fundamental porque aproxima as instituições e cria diretrizes para serem aplicadas no Município, tanto no policiamento preventivo e na investigação dos crimes praticados, quanto em investimentos necessários na área social, para fazer a inclusão de pessoas que estão em situação de risco", frisou.
A delegada da Polícia Federal, Mirian Takano, que representou o delegado-chefe Nilson Antunes da Silva, ressaltou a importância da Prefeitura na execução de ações sociais voltadas à segurança. "Creio que agora, com essa iniciativa de integrar todas as forças, poderemos prevenir melhor, além de obtermos respostas mais rápidas no combate à criminalidade", salientou.
O deputado estadual, Tiago Amaral, que representa a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, disse que Londrina tem uma necessidade histórica de fortalecer a integração entre as polícias. "As dificuldades com estrutura sempre vão existir, embora Londrina esteja longe de estar entre as piores, no cenário estadual e federal, com relação à estrutura. Pelo contrário, Londrina tem o maior efetivo de Polícia Militar, em termos de batalhões, do Estado", disse.
Para o deputado, a estrutura pode ser mais bem utilizada com a implementação de ações inteligentes. Ele informou que está em andamento a implantação de um projeto-piloto pioneiro em Londrina, chamado "Polícia Digital". O objetivo é fazer a gravação dos flagrantes feitos pela Polícia Civil, pois, segundo ele, isso diminui o tempo do flagrante e coloca o policial mais rápido na rua. "Uma das principais demandas que temos hoje está relacionada à redução do tempo de espera do registro do flagrante dentro das delegacias, porque as dificuldades que temos de viaturas são multiplicadas quando ela tem que ficar parada, aguardando o policial realizar o flagrante. Então este projeto vem neste encontro", explicou.
Também participaram da reunião o vice-prefeito, João Mendonça; o chefe de gabinete, Bruno Ubiratan; o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Marcos Pierre Carvalho; o auditor-fiscal, Alexandre Lopes Figueiredo, representando o delegado-chefe da Receita Estadual, Luiz Fernando da Silva Costa; representando a COMEL – Região Metropolitana de Londrina, Carlos Alberto Maricato; o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, major Ricardo James Teixeira, os vereadores Estevão da Zona Sul e Jairo Tamura, da Comissão de Segurança da Câmara de Londrina, além de outros representantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Londrina.