Representantes da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, Fórum Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reuniram na tarde desta segunda-feira (30), na sede do Legislativo, e deram início a uma parceria para revitalização das áreas comuns do complexo que envolve os três poderes.
O primeiro passo será encaminhar ofícios a diferentes órgãos e buscar soluções para segurança, iluminação, acessibilidade das calçadas, manutenção das redes pluvial e de esgoto e para o confuso e perigoso tráfego na avenida Senador Souza Naves, nas proximidades do Fórum Criminal e Cível.
"A reunião foi muito positiva. Sentimos que todos os envolvidos se colocaram à disposição e querem participar desta força-tarefa que tenho certeza permitirá iniciarmos um projeto de revitalização do Centro Cívico", disse Ronan Botelho, diretor geral da Câmara e responsável pela organização do encontro. Inicialmente serão encaminhados ofícios à Secretaria Municipal de Obras e Defesa Social, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Sercomtel Iluminação, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM).
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
"Além das questões urgentes de segurança e iluminação discutimos novas demandas, como as dificuldades diárias de acesso aos prédios do Fórum", disse Botelho referindo-se ao pleito apresentado durante a reunião pelo juiz Alberto Junior Veloso, diretor do Fórum de Londrina, para instalação de uma faixa elevada ou um sinaleiro, na via de mão dupla que está à frente dos prédios do Fórum Cível e Criminal (avenida Souza Naves).
Hoje, o trânsito neste trecho da via é confuso e perigoso, apresentando problemas para o livre trânsito das viaturas da Polícia Militar, acesso aos estacionamentos do Fórum, além de representar um perigo para pedestres.
Outro problema abordado durante a reunião refere-se à necessidade de manutenção das redes pluvial e de esgoto que atendem os prédios do Centro Cívico. Além dos constantes alagamentos provocados por chuvas mais fortes, os estacionamentos do novo prédio do Fórum Cível e da sede da OAB, subseção Londrina, já sofreram danos consideráveis com os vazamentos na tubulação da rede de esgoto instalada na área. "São problemas antigos que precisam ser resolvidos de forma conjunta", finalizou Botelho.
Um novo encontro para discutir as próximas ações destinadas à revitalização do Centro Cívico será agendado oportunamente.