Londrina

Sala do Empreendedor já fez mais de nove mil atendimentos

01 mar 2019 às 07:47

A Sala do Empreendedor de Londrina está fechando o primeiro bimestre de 2019 com uma significativa ampliação no número de atendimentos prestados aos contribuintes. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados aproximadamente 9.340 serviços realizados no local, quantidade quase três vezes maior que o total de atendimentos feitos no mesmo período em 2018, quando o balanço ficou em 3.500.


O espaço é especialmente direcionado ao Microempreendedor Individual (MEI) e pessoas interessadas em constituir seu próprio negócio como pequeno empresário. Uma vez ali, o público recebe todo o suporte técnico, capacitações e orientações necessárias e pode formalizar sua empresa, solicitar alvarás, tirar dúvidas e regularizar sua situação de MEI junto à Receita Federal, entre outros serviços disponíveis.


Neste primeiro bimestre, a demanda que vem gerando o maior fluxo de serviços no local são os procedimentos para a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que correspondem a 1.932 registros até agora. A declaração deve ser obrigatoriamente feita pelos MEIs e em 2019 o prazo final é dia 31 de maio, referente ao exercício do ano anterior.


Apenas durante a Semana DASN, iniciativa com foco nos atendimentos referentes à Declaração Anual, a Sala do Empreendedor registrou mais de 700 atendimentos. As ações ocorreram de 11 a 22 de fevereiro, em parceria com o Sebrae/PR, que cede consultores para intensificar o auxílio ao público.


Houve, também, atendimentos individualizados e consultorias nos assuntos de Marketing e Finanças.
Somente na Sala do Empreendedor, mais de 110 Microempreendedores Individuais formalizaram sua empresa em 2019. As solicitações de alvarás e demais serviços relacionados a esta área somam 630 atendimentos no primeiro bimestre. O MEI pode fazer esse tipo de pedido concomitantemente ao processo de formalização de sua empresa ou depois de já ter dado entrada pelo sistema nacional, no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br . Atualmente existem cerca de 22 mil MEIs cadastrados em Londrina.


De acordo com a gerente da Sala do Empreendedor, Nilceia Vertuan, o crescimento nos atendimentos gerais se deve à intensificação do estímulo aos MEIs, maior controle interno, estreitamento da parceria com o Sebrae e divulgação mais ampla das atividades. "No ano passado, também iniciamos uma agenda fixa de palestras para iniciar o contato com os interessados em abrir sua microempresa. Essa ação vem se consolidando, uma vez que a procura é alta e a mobilização de um público maior em um único momento, no lugar de vários atendimentos únicos, também facilita nossos atendimentos para essa finalidade. As palestras continuarão durante todo o ano", disse.


Palestras – A Sala do Empreendedor está promovendo palestras semanais gratuitas para quem deseja ingressar no MEI. Até o momento, foram feitas 7 atividades em 2019, com participação de cerca de 475 pessoas, perfazendo a média de 60 a 70 participantes por dia.
Podem participar tanto aquelas pessoas que nunca tiveram empresa ou comércio e, portanto, precisam desse primeiro contato, como quem já trabalha no setor empresarial mas pretende atuar por conta própria como pequeno empresário.


A apresentação traz esclarecimentos sobre o que é o MEI, conforme as disposições da Lei Complementar nº 128, de 2008, que criou este mecanismo. Dentre diversos tópicos, é apontado quem pode aderir, a documentação necessária, vantagens e benefícios, valores e declarações anuais, obtenção de alvarás, baixa de empresas, entre outros aspectos importantes.


Atendimentos – O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Funciona no saguão da sede administrativa da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635. Geralmente, a retirada de senhas vai até as 17 horas.

Para a formalização de MEIs, os atendimentos devem ser agendados. O telefone para contato é o (43) 3372-4108.


Continue lendo