Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mosquito

Saúde de Londrina confirma 3 casos de dengue em 2008

Redação Bonde
16 jan 2008 às 12:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, divulgou hoje (dia 16) que neste ano foram confirmados três casos de dengue dentre as 121 suspeitas notificadas, sendo um autóctone (contraida em Londrina) e dois importados. A gerente de Epidemiologia, Sônia Fernandes informou também que foram confirmados mais quatro casos no ano passado. Com estes, o total de confirmações em 2007 subiu para 824 casos, sendo 770 autóctones e 54 importados. Segundo ela, ainda faltam o resultado de 352 casos. "Estamos enfrentando uma endemia na Cidade, teremos que trabalhar com a doença acontecendo o ano inteiro", conclui Sônia Fernandes.

Foi divulgado também hoje o Levantamento de Índice Rápido do Aedes (Lira), realizado entre os dias 7 e 11 deste mês. Neste período foi registrado um índice de 1,3% de presença do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue e também da febre amarela. Os agentes da Secretaria de Saúde inspecionaram 8.573 imóveis da cidade, o que representa cerca de 5% do total. Foi encontrada maior incidência do inseto em recipientes plásticos, garrafas e latas – 33% do total – seguidos de vasos de plantas, com 32,5% de atuação do mosquito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os bairros que apresentaram a maior incidência da presença do mosquito foram Interlagos, Marabá, Santa Fé, residencial Ilha Bela, Metón, parque das Indústrias Leves, Santa Terezinha, Ideal e parque Valdemar Hauer. Este grupo de bairros apresentou 3,3% no Lira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira (12)

Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção

Imagem de destaque
Máxima de 28°C

Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região

Imagem de destaque
Sortuda!

Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná

Imagem de destaque
Plano Diretor

Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina


Esse é o primeiro levantamento realizado na cidade neste ano. Em 2007, foram feitas quatro pesquisas: uma em abril, que registrou um índice de 1,1%; outro em julho, que apontou 0,2%; o terceiro realizado em setembro, com 0,1%; e o último foi em novembro, com registro de 0,5%.

Conforme a gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, o aumento que ocorrido entre os dois últimos levantamentos era esperado, já que janeiro é um mês quente, propício para incidência de chuvas e, consequentemente, a proliferação do mosquito. Ela disse que mesmo o índice tendo passado o preconizado pela Organização Mundial de Saúde, 1%, o resultado foi positivo, comparado a outros levantamentos feitos no mesmo período em outros anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo