A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina vai realizar neste sábado uma mobilização no conjunto habitacional Cafezal (região sul) com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue. O encontro será na rotatória próxima à Unidade de Saúde do Cafezal, que fica entre as avenidas Abrahan Linconl e Presidente Euríco Gaspar Dutra, das 8h às 11h. Se chover, a mobilização é adiada.
Segundo o coordenador do setor de Endemias da secretaria, Luiz Alfredo Gonçalves, essa é mais uma forma de alerta para a população sobre a necessidade do apoio no combate ao Aedes aegypti. Quinze funcionários da secretaria e alguns moradores da região irão distribuir panfletos e conversar com a comunidade, com o objetivo da conscientização.
Os panfletos informam sobre a doença, as formas de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue e os principais depósitos das larvas. Além disso, mostram a importância de não jogar lixo nas ruas, evitando criadouros do Aedes aegypti.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
A iniciativa da mobilização partiu dos próprios moradores da região sul. "O inimigo está chegando. Esse método de levar o conhecimento até as casas, que considero quase único, é para chamar a atenção de todos que o perigo está por vir", destacou Onofre Oliveira Rocha, morador do conjunto habitacional Cafezal.
Além dos panfletos, a secretaria disponibilizará um carro de som com gravações sobre os métodos de combate ao mosquito.
O coordenador Luiz Alfredo Gonçalves disse ainda que a secretaria está analisando novas formas de combate à dengue. "Pretendemos colocar um funcionário da saúde junto com o caminhão limpa-bueiros da prefeitura. Enquanto o serviço é feito pelo caminhão, essa pessoa vai até às casas nas imediações para explicar aos moradores a importância de não jogar lixo nas ruas." Segundo ele, os objetos jogados nos bueiros servem como depósitos para os focos do mosquito.