Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na segunda-feira

Segundo portal do Parque Mata dos Godoy será demolido

Agência Estadual de Notícias
06 jul 2018 às 12:24
- AEN PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O segundo portal que dá acesso ao Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina, será demolido e retirado nesta segunda-feira (9) às 9h. O portal delimita o final da Unidade de Conservação, gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Para essa operação, a rodovia Álvaro Lázaro Godoy será temporariamente interditada, na altura do Ribeirão Apertados, e motoristas serão instruídos pela Polícia Rodoviária Estadual.


A demolição dos portais de acesso ao parque, símbolo da Unidade de Conservação, visa garantir segurança aos visitantes e moradores da região, uma vez que as estruturas, feitas de madeira, estão comprometidas. Um laudo da Paraná Edificações de 2015 já indicava a necessidade de retirada da estrutura e o seu comprometimento devido às ações do tempo, pragas (como cupins) e também prejuízos devido ao vandalismo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os portais foram construídos em 1995, suas estruturas estão infestadas com cupim e a base se decompondo, o que vai deixando a madeira mais leve. Elevando o risco de cair", disse a gerente da Unidade de Conservação, Leliana Casagrande. Durante sua existência os portais passaram por três grandes reformas visando a manutenção das estruturas e segurança da população. A maior das intervenções envolveu a substituição das bases de madeira por concreto para reduzir a ação da umidade no local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Desencantou

Londrina faz 2 a 0 no ABC e conquista primeira vitória na Série C

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 10 e 11 de maio de 2024 em Londrina e região

Os irmãos Gregório (esq.), Élio (centro) e Custódia em um fim de ano em Criciúma (SC)
Ele pediu ajuda pelo Instagram

Após três dias sem notícia, moradora de Londrina consegue contato com irmão em abrigo no RS

Imagem de destaque
Até a próxima semana

Defesa Civil de Londrina suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul


O serviço de demolição dos portais não teve custos para o Estado, uma vez que a empresa terceirizada e autorizada pelo IAP interessada no serviço apenas solicitou o aproveitamento da madeira do portal. Para substituir as estruturas desmontadas, o IAP já estuda a viabilização de novos portais para a Unidade de Conservação.

Publicidade


Reconhecido como uma Unidade de Conservação há 30 anos, o Parque Estadual Mata dos Godoy preserva ecossistemas característicos da região Norte do estado em meio à cidade de Londrina. O local possui 690 hectares de floresta, onde vivem 187 espécies de aves silvestres e 65 de mamíferos.


De sua área total, 10% foram transformadas em espaço de lazer, abertos à visitação pública, com três trilhas que podem ser percorridas por qualquer pessoa, sem necessidade de preparo físico. Antes de ser transformada em parque, a área pertencia à Fazenda Santa Helena, de propriedade da Família Godoy. A família sempre teve a preocupação de preservar a área, promover visitas de crianças, estudantes e pesquisadores para mostrar a importância de se preservar o ambiente.

O remanescente está a 20 quilômetros de Londrina e é circundado por áreas ocupadas pela agricultura e pecuária, sujeito a ações do homem. Vivem nesta mata catetos, onças-pardas, tamanduás, tatus, macacos-prego, cotias, quatis, antas, veados, capivaras, gatos-mourisco, jacus, papagaios, tucanos, anambés, entre outros. A mata tem perobas, figueiras, cedros, lianas e bromélias, em meio à sua diversificada vegetação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade