O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina não tem uma programação para amanhã (20), quando é comemorado, em todo o país, o Dia da Consciência Negra. O presidente do conselho, Emani José dos Santos, contou que a suspensão do feriado municipal desestimulou a comissão que havia sido formada para cuidar dos eventos. "A programação foi cancelada", destacou em entrevista ao Bonde nesta quarta-feira (19).
De acordo com ele, a comissão chegou a preparar uma cerimônia a ser realizada no Espaço Cultural Vozes Barrocas, na rua Villa-Lobos, no jardim Tucanos (zona sul de Londrina). "Iríamos ter uma sessão solene e apresentações artísticas e culturais, mas todos estão desanimados com o desrespeito que estamos sofrendo desde o ano passado", afirmou.
O conselho também pretendia recolher assinaturas no calçadão em prol da criação de um feriado nacional para comemorar o Dia da Consciência Negra. "Mas sem programação, não temos o que fazer".
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Santos adiantou, entretanto, que a cerimônia pode ser retomada até amanhã. "Vamos nos reunir e ver o que vai ser feito".