Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Trabalho acumulado

Sema ainda recolhe galhos de tempestades de outubro

Larissa Ayumi Sato
Reportagem Local
15 jan 2019 às 17:39

Compartilhar notícia

Marcos Zanutto/17-10-2018
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O recolhimento de galhos e troncos de árvores que caíram em Londrina durante as três chuvas torrenciais de outubro do ano passado ainda não terminou. A Sema (secretaria do Meio Ambiente) previa que os trabalhos seriam finalizados em 60 dias, mas até esta terça-feira (15) o serviço ainda não tinha uma data definida para ser concluído.


Segundo o secretário do Meio Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a estimativa que não se concretizou foi uma surpresa negativa. "Em que pese a intervenção da Defesa Civil, o recolhimento dos galhos e troncos que caíram naquela ocasião ou que tenham porventura caído desde então, não conseguimos finalizar até a presente data. Tivemos ainda a baixa de dois caminhões para manutenção, e atualmente estamos com um veículo, além de um cedido pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo)", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O grupo que trabalha na Sema nesta área de poda, erradicação e recolhimento conta com 18 funcionários. "É uma equipe aquém do necessário para execução dos trabalhos. Estamos preparando um termo de convênio com o Creslon (Centro de Reintegração Social de Londrina) para contratar 30 pessoas para auxiliar nesses serviços braçais", diz. Ainda não há prazos para a conclusão dos editais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes eventos

Rede hoteleira de Londrina está com 100% dos leitos ocupados

Imagem de destaque
UBSs até 22h

Londrina segue ofertando vacinação em horário estendido

Imagem de destaque
Eles fazem tudo acontecer

Quem são os profissionais que fazem a ExpoLondrina ser um sucesso há décadas

Imagem de destaque
Pregão Eletrônico

CMTU vai gastar R$ 50 milhões para terceirizar função de gestão de trânsito em Londrina


Ainda de acordo com o secretário, a Sema está finalizando o termo de referência para aquisição de três caminhões, e a expectativa é que o edital seja publicado até o fim do primeiro semestre deste ano. "Trata-se de um fato inédito, considerando que a Sema nunca teve reposição de veículos". "Vamos continuar priorizando os casos mais antigos que chegaram aos nosso conhecimento. Existe uma fila. E pedimos à população que nos encaminhe as informações sobre galhos e troncos pelo telefone da Sema, o 3372-4750", acrescenta Pereira.

Publicidade


Apreensão de animais


A Sema vai realizar algumas mudanças no modelo de contrato da empresa responsável pelas apreensões de animais. O contrato atual termina em novembro. "Estamos finalizando o termo de referência, porque temos o entendimento de que muitas coisas devem ser alteradas. Verificamos algumas falhas relevantes na prestação desse contrato", explica o secretário.


Entre as modificações propostas estão o cuidado mais adequado na captura de animais como cavalos; vigilância, de preferência armada – já que o pessoal tem sido hostilizado durante as diligências –; mais horários – ampliação do serviço inclusive em finais de semana e feriados; um período de 24h para repor quebras de veículos. Além disso, está agendada para a próxima semana uma reunião na UEL para definir um sistema de marcação desses animais apreendidos. "Caso alguém receba um animal por doação que volte a ser abandonado, o dono será responsabilizado", comenta Pereira.

Número de animais apreendidos em Londrina
2016 - 195
2017 - 163
2018 -145


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo