A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) encontrou nesta terça-feira (28) uma ligação clandestina de esgoto próxima ao Lago Igapó IV após a verificação de uma espuma branca no corpo d´água.
Apesar da proximidade do local com um lava-jato, o secretário do Ambiente, Gilmar Pereira, disse que o estabelecimento não é o gerador da poluição. "A caixa de retenção estava limpa e manutenção realizada normalmente", lembrou em entrevista à rádio CBN Londrina.
A principal suspeita é do despejo irregular de esgoto e ele prometeu intensificar as vistorias em torno do lago, a partir da próxima semana, para encontrar a ligação responsável pela poluição. "A fiscalização será periódica. A cada chuva, os problemas ficam visíveis na cidade", afirmou.
Pereira adiantou que os fiscais vão utilizar corantes, que não agridem o meio ambiente, para descobrir a origem do foco de poluição. A Sema vai contar com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para análises dos materiais coletados. (Com informações da CBN Londrina)