Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desde 2017

Sema registra 1,5 mil denúncias de maus-tratos aos animais

Victoria Costa - Estagiária*
24 out 2018 às 17:27
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A gerência de Fiscalização Ambiental da Sema - Secretária do Meio Ambiente - registrou 1,5 mil denúncias de maus-tratos aos animais desde de agosto de 2017, quando foi iniciada a fiscalização. Desde então, estão sendo realizados procedimentos pra educar e reprimir os tutores negligentes.


De acordo com a gerente de Fiscalização Ambiental, Graziella Damante, os casos mais comuns de denúncias são de cachorros em abrigo inadequado, abandono, e a mais frequente delas, são as de animais presos em correntes curtas. A gerente afirma que a maior parte desses casos ainda é por conta de pessoas que não conhecem a gravidade desses problemas. "Esse é um problema cultural. Muitas vezes o dono do cão não sabe que ele deve ficar pelo menos de seis a dez horas solto ou que precisam de espaço para caminhar" explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa fiscalização tem caráter repressivo, na qual os funcionários da Sema, ao atender uma denúncia, realizam primeiro um trabalho de educação, que é explicado aos dono dos animais como eles devem ser cuidados e partir daí dão um prazo para que resolvam o problema. Caso contrário, se o erro permanecer é aplicada uma multa e o cão pode ser levado do local. Como o município ainda não tem uma instituição que recebe animais abandonados ou que forma maltratados, eles são entregues a tutores fiéis ou redes protetoras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Almoço bom e barato

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP

Imagem de destaque
Conhecimento e diversão

Estudantes de Londrina e região marcam presença no Parque de Exposições

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez


O dinheiro da multa é aplicado em um fundo de proteção aos animais, que ajudam as comissões e ONG's. Segundo Grazielle, esse processo de fiscalização tem resolvido bastante e o cidadãos denunciados têm atendido os pedidos da Sema. "No WhatsApp, recebemos vídeos, fotos e a Sema está na rua atendendo todas as denúncias, então ficou muito mais fácil".

As denúncias podem ser feitas por telefone (43) 3372-4770 ou (43) 3372-4771, pelo e-mail [email protected] e pelo WhatsApp (43) 9 9994-8677, sendo este número apenas para o recebimento de mensagens.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade