Com o objetivo de provocar uma autorreflexão no cidadão ao fazer a provocativa pergunta "você é corrupto?", começam nesta segunda-feira (5) as palestras e debates da 5ª Semana Municipal de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção de Londrina. Promovido anualmente pelo CMTCS (Conselho Municipal de Transparência e Controle Social) de Londrina, o evento pretende motivar os londrinenses a participar mais ativamente dos debates e a acompanhar de perto as ações do poder público, exercendo, assim, a cidadania.
Segundo o presidente do CMTCS, Fábio Molin, o tema foi escolhido justamente para que o cidadão repense seus atos no dia a dia. "É fazer com que cada cidadão consiga enxergar qual o seu papel dentro da sociedade e o que ele pode e deve fazer para que esta sociedade. A corrupção, em seus mais diversos níveis, tem retirado das pessoas direitos essenciais para uma vida digna. Com o avanço da tecnologia e o acesso às informações cada vez mais fácil, agora é possível mensurar o tamanho do prejuízo que a corrupção tem causado a toda a sociedade. A população não suporta mais ouvir nos noticiários as descobertas de desvios de verbas públicas em setores que tanto necessitam de investimentos, como saúde e educação", destacou. " Por isso, a importância de combatermos diariamente a corrupção, esteja ela onde estiver", arrematou.
Molin ressaltou que a Semana de Transparência é um espaço onde toda a sociedade poderá participar dos debates e palestras voltadas à transmitir informações relevantes sobre o tema em destaque, fazendo com que a população se identifique e passe a se sentir peça fundamental na construção da sociedade que queremos.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Nos últimos anos a prefeitura aprimorou os mecanismos de transparência, com a assinatura do decreto 712/2015, que regulamenta a LAI (Lei de Acesso à informação) no município, conforme determina a legislação federal e outras formas de acesso à informação. O município também possui o Observatório de Gestão Pública de Londrina, o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e um Ministério Público atuante, o que torna a cidade exigente em relação à transparência e ao combate à corrupção. Mas ainda há um longo caminho a percorrer e a sociedade pode auxiliar na fiscalização por meio do controle social.
O evento vai até o dia 9 de novembro (sexta-feira) com palestras, a 2ª edição do Prêmio de Boas Práticas na Administração Pública e o lançamento da Rede Estadual de Controle da Gestão Pública. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.
A organização da 5ª Semana Municipal de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção de Londrina é do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Observatório de Gestão Pública de Londrina, Prefeitura Municipal de Londrina e Ministério Público Estadual do Paraná.
Programação
5ª Semana Municipal de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção de Londrina
Tema: Você é corrupto? Mudanças de atitudes na construção de uma nova sociedade
05/11, às 19:30h
Palestra "Sonegação: Um outro lado da corrupção"
Palestrante: Dra. Regina Hirose - Procuradora da Fazenda Nacional São Paulo/SP Coordenadora Nacional do Programa de Educação Fiscal da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional)
Local: Anfiteatro do CESA/UEL
06/11, às 19h30
Palestra "A corrupção e a restrição dos direitos fundamentais"
Palestrante: Dr. André Vinicius Rosolen - Advogado especialista em Direito Constitucional
Local: Auditório da unidade Unopar Boulevard
07/11, às 19h30
Entrega do "2° Prêmio de Boas Práticas na Gestão Pública", pelo Observatório de Gestão Pública de Londrina, em reconhecimento a iniciativas do poder público que promovem transparência e eficiência, controle social e promoção da cidadania
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Londrina
09/11, às 19h
Lançamento da Rede Municipal de Controle da Gestão Pública
Convidado: Dr. Bruno Sergio Galati - Coordenador do CAOPJ (Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais) de Defesa do Patrimônio Público, Integrante da Rede Estadual de Controle da Gestão Pública.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Londrina