Flagrado falando ao celular enquanto dirigia, o assessor técnico da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) Ricardo Guarinello de Araújo Moreira será apenas advertido pela direção do órgão. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (7), em reunião da Comissão do Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Ele foi fotografado por um cidadão na tarde de 19 de fevereiro. A imagem ganhou rapidamente as redes sociais e provocou revolta entre os internautas. No dia 25, o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (SindiUrbano) divulgou nota exigindo a exoneração do servidor comissionado.
Ao analisar a foto, a comissão chegou à conclusão de que Moreira estava usando cinto de segurança, apesar de diversos apontamentos feitos pelos leitores de que o servidor da CMTU também teria cometido essa infração.
Desta forma, Moreira teria apenas infringido o artigo nº 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de natureza média e com multa de R$ 85,13. Como não foi flagrado por um agente da companhia, nem mesmo a multa terá que ser paga pelo funcionário comissionado. Solidariamente, ele havia depositado o mesmo valor, no dia 25 de fevereiro, em uma conta do Hospital do Câncer de Londrina.
Leia mais:

Agenda cultural: Londrina divulga programação com mais de 160 atividades

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Fazenda libera recurso para desapropriação de terreno para construção do terminal metropolitano em Londrina

Concha Acústica de Londrina tem show da banda Mancats na sexta (1°)
Em nota, a CMTU informou que a comissão concluiu que a penalidade para Moreira deve seguir decisões tomadas para casos semelhantes. "O funcionário foi advertido administrativamente, penalizado financeiramente e também se desculpou com a companhia e com a sociedade pela má conduta e pelos transtornos gerados. A recomendação do PAD será respeitada em qualquer situação dentro da CMTU e eu acato a decisão, considerando a produtividade e os trabalhos desempenhados por ele", afirmou o presidente da CMTU, José Carlos Bruno de Oliveira.
A comissão do PAD é formada por servidores efetivos de diferentes setores da CMTU. Moreira é assessor técnico de nível 2, cargo comissionado no órgão municipal. De acordo com o portal da transparência da CMTU, ele recebeu R$ 5.158,49 na folha de pagamento de fevereiro.