A Secretaria Municipal de Cultura, via Rede Alegria, apresenta nesta sexta-feira (24), integrando a programação do projeto Sexta na Concha, o grupo Relicário do Folclore. O evento está marcado para as 18h30, na Concha Acústica de Londrina, que fica na praça 1° de maio, e finaliza as comemorações do Dia do Folclore, 22 de agosto.
O grupo Relicário do Folclore surgiu em 2006, com a proposta de homenagear a cultura popular brasileira, apresentando músicas folclóricas e composições próprias, inspiradas nas músicas, lendas e tradições populares.
Aprovado pela Secretaria de Cultura entre as produções independentes da área de música e artes plásticas, o Relicário do Folclore recebe patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A apresentação na Concha Acústica faz parte da contrapartida do grupo ao investimento do programa, em forma de serviços prestados à comunidade.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Relicário do Folclore
Os espetáculos do Relicário do Folclore trazem tradições populares e ritmos nacionais como frevo, samba, côco, bumba-meu-boi e baião, ambientados por violão, viola caipira, cavaquinho, flauta doce, violino e diversos instrumentos de percussão – bateria, pandeiro, caixas de maracatu, cacuriá, congas e berimbau.
"As cantigas, danças, lendas e ‘causos’ populares estão repletos de saberes tradicionais, transmitidos a cada geração, e caracterizam o imenso valor deste patrimônio cultural", declarou Rodrigo Munhoz, integrante do grupo que conta também com Rafael Rosa, Maria Cecília Peçanha, Guilherme Benassi, Dodô Bertone e Wladimir Pacheco.
A apresentação do grupo na Concha Acústica terá cerca de uma hora e meia de duração e terá como convidados os músicos Afonso Barros, no violino, e Maíra Villas-Boas, que participará das danças e brincadeiras. Segundo Rodrigo Munhoz, um dos pontos altos do espetáculo será a declamação do poema "Flor de Puxinanã", do poeta nordestino Zé da Luz.