Durante praticamente 40 dias, a praça central de eventos do Catuaí Shopping Londrina hospedou o Catuaí Jardim, um imenso bosque decorado com mais de 20 mil flores naturais em uma área de 288m² repleta de magia. E mesmo com o encerramento da atração - inédita em Londrina - no último domingo (5), o evento não deixou de espalhar encantamento. Isso porque as flores que compunham o espaço tiveram um destino muito especial.
Em parceria com o Catuaí, o Projeto Auguri separou com cuidado as flores em vasinhos muito charmosos para que pudessem ser doados aos idosos moradores do Asilo São Vicente de Paulo e do Lar Santa Mônica, ambos em Londrina. A entrega foi feita na tarde de segunda-feira (6) em uma visita que trouxe não só emoção para quem doou em mãos os presentes, mas também para os idosos que receberam mais que um vaso de flor: atenção e muito carinho.
Desejar sentimentos bons: é o que o projeto idealizador da ação busca. Até porque esta é a tradução da palavra em italiano "auguri", que nomeia o grupo nascido originalmente em Curitiba pelas mãos da arquiteta Juliana Medeiros. "Espalhar amor, despertar empatia e abrir sorrisos através das flores que seriam descartadas em eventos e festas de casamento. Montamos novos arranjos e buquezinhos e entregamos em lares de repouso para idosos e nas ruas da cidade. É inexplicável o que acontece. Além das flores, tocamos corações e somos tocados de uma forma que não dá para traduzir em palavras" explica a embaixadora da versão londrinense do projeto, Julia Teixeira, sobre o que se sente ao participar da iniciativa.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
A coordenadora geral do Asilo São Vicente de Paulo, Irmã Maria José de Oliveira, traduziu a ação em uma palavra. "Alegria. Convivemos com idosos que têm várias personalidades e diferentes histórias de vida. Mas essa saída da rotina com as flores fazem muita diferença no dia-a-dia deles", comenta.
O senhor João Estevão, de 75 anos, morador do Asilo São Vicente de Paulo, foi um que adorou receber as flores. Ele se diz apaixonado por plantas. No lugar, seu João cuida sozinho de vários vasos de flores e plantas, entre elas uma samambaia e um vaso da espécie "Primeiro de maio". Sobre o presente, ele brincou: "não é só mulher que gosta de flor não, viu? Homem também gosta! E eu adorei, mais uma para minha coleção!", divertiu-se.
Quem também já fazia planos sobre onde colocaria seu vaso de azaleias era a Dona Benedita Ramos, de 77 anos, também do Asilo São Vicente de Paulo. "Vou colocá-la em cima da minha penteadeira, ao lado das imagens que eu tenho. Vai ficar muito lindo!", disse, elogiando a presença do grupo na instituição. "Isso é uma maravilha, uma benção, é para completar o nosso dia. Todos que prepararam esses presentes vão ser retribuídos", desejou.