Uma simulação realizada na manhã desta segunda-feira (30), no calçadão do campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), perto da Biblioteca Central (BC), causou espanto a estudantes e funcionários da instituição, além de ter registros fotográficos compartilhados nas redes sociais, sobretudo pelo Whatsapp. Uma lona preta cobria um boneco que fazia as vezes de corpo, enquanto fitas com as cores amarelo e preto isolavam o local.
A ação, no entanto, tratava-se apenas de mais uma etapa do treinamento realizado desde a semana passada com servidores responsáveis pela segurança interna da UEL. "São várias instruções para diversos tipos de situação. No caso da intervenção de hoje, o cenário era o atendimento e isolamento de uma área de crime onde houve morte", explica o prefeito do campus da UEL, Dari de Oliveira Filho. O treinamento vai até 22 de dezembro, com carga horária total de 40 horas distribuídas ao longo destas semanas.
Diversos internautas, entre eles estudantes, entraram em contato com o Portal Bonde para saber o que teria acontecido dentro do campus da UEL. Confusões semelhantes foram registradas em grupos do Whatsapp.
Leia mais:
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Família de Londrina realiza sonho de pioneira em doar casa para a caridade após falecimento
Natal de Londrina: passarela no lago Igapó II atrai dez mil pessoas no fim de semana
Prefeitura divulga quase 900 oportunidades de emprego em Londrina
Segundo a UEL, também são abordados conteúdos de treinamento de combate a incêndio e de brigadista, atendimento em primeiros socorros, capacitação em segurança patrimonial, vigilância motorizada, centro de controle e monitoramento de imagens, protocolos de abordagem, entre outros. As atividades são ministradas por Ricardo Leandro Felipe, da Escola de Vigilantes de Londrina F3.
Como o curso está sendo ministrado paralelamente a duas turmas para não comprometer a segurança do campus, a simulação será repetida na próxima segunda-feira (7).