Viaturas sucateadas continuam ocupando o pátio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), na Avenida Saul Elkind, responsável pelo patrulhamento da região norte de Londrina e de boa parte dos bairros das zonas oeste e leste. Situação que já tinha sido publicada no NossoDia em 2016. O caso ganhou novamente repercussão na última semana, quando Emerson Petriv, o Boca Aberta, postou um vídeo na rede social e alcançou milhares de visualizações. Porém o comandante da base policial afirma que essas viaturas não são mais usadas no trabalho de patrulhamento.
O vídeo publicado no Facebook já somava mais de sete mil visualizações e quase 100 compartilhamentos. Na postagem, o ex-vereador chama a atenção do governador do Estado, Beto Richa, além de deputados da região norte do Paraná, mostrando a deterioração das viaturas. No entanto, o comandante da 4ª Companhia, major Nelson Villa Junior, informa que as imagens não condizem com o atual momento, pois o vídeo teria sido gravado em outra época do ano. Ele revela que os veículos não são mais usados nas ruas e estariam apenas aguardando a remoção.
"Nenhuma dessas viaturas faz parte do nosso atual patrulhamento. São veículos inservíveis, estão fora de uso, aguardando um local para serem encaminhadas", informa. Sobre as viaturas em operação, Villa Junior afirma que, por motivos de segurança, não pode detalhar a quantidade. "Não posso divulgar o número de veículos disponibilizadas pela nossa companhia, mas adianto que, neste momento, há 40 viaturas usadas em patrulhamento nas ruas. Além disso, outras são direcionadas em horários especiais, para trabalhos específicos", salienta.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Nos últimos dois meses, Villa Junior ressalta que a 4ª companhia recebeu 10 novas viaturas do Governo Estadual. Na sua avaliação, o investimento reforça o policiamento ostensivo e diminui a ação dos criminosos.
110 veículos para a região, diz Sesp
Segundo o núcleo de comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), o 2º Comando Regional da Polícia Militar, com sede em Londrina, recebeu 110 novos veículos em 2017, que vão reforçar a segurança de Londrina e região. Para a 10ª Subdivisão Policial (SDP), da Polícia Civil, foram enviadas sete novas viaturas. Para o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, nove veículos.
As novas viaturas fazem parte do lote de 1.100 novos veículos adquiridos, por meio da Secretaria da Segurança Pública, para as Polícias Civil e Militar. Até o momento, foram entregues mais de 850 em todo o Paraná.
A distribuição das viaturas foi feita a partir de um planejamento estratégico elaborado pelas próprias instituições, tendo como base os índices de criminalidade registrados nos municípios, procurando atender todas as regiões do Estado, informou a secretaria.