Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Tarifa mais em conta para quem utilizar ônibus fora dos horários de pico volta à pauta da Câmara

Redação Bonde com CML
29 set 2015 às 08:11

Compartilhar notícia

- Arquivo/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto de lei que cria tarifas com valores diferenciados para o transporte coletivo em Londrina vai voltar a ser discutido pelos vereadores nesta terça-feira (29). Pela proposta da prefeitura, vai pagar mais barato o usuário que se utilizar do serviço nos horários entre picos: nos intervalos entre 8h30 e 11h30 e 14h e 17h. Nestes horários, conforme o projeto, a tarifa paga com Cartão Transporte teria seu valor reduzido em, no máximo, 10%. O objetivo da medida é estimular a diluição da demanda pelo serviço, que, atualmente, concentra os usuários nas linhas de ônibus do início da manhã, hora do almoço e final da tarde, ou seja, antes das 8h30, entre 11h30 e 14h e depois das 17h. Em sua justificativa, o Executivo também argumenta que será possível realocar as rotas para reduzir a quantidade de itinerários sobrepostos, otimizando aquelas rotas deficientes de transporte coletivo, além da redução de congestionamento, poluição e acidentes. Ainda de acordo com a proposta, caberá à prefeitura fixar por decreto os valores das tarifas diferenciadas.

As empresas Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL) e Londrisul manifestaram-se contrárias ao projeto, argumentando que existem outros meios de reduzir a tarifa, como a retirada da taxa de gerenciamento incluída no cálculo da tarifa. Argumentam também que para diminuir consideravelmente o fluxo de carros nas ruas nos horários de pico, seria necessário alterar os horários de abertura e fechamento de indústrias, comércio, prestadoras de serviços e entrada e saída de escolas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já a Assessoria Jurídica do Legislativo apontou a necessidade de estudos técnicos mais aprofundados sobre a viabilidade e sobre os impactos que podem advir da medida antes de sua implementação. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), por sua vez, manifestou-se fora do prazo regimental, afirmando que as tarifas diferenciadas não deixarão de garantir o equilíbrio econômico do sistema, e que este tipo de política tarifária já é consolidada nos serviços de telefonia e nas diferentes tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia elétrica.

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Cultura

Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Atividades culturais

Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina


Antes do primeiro turno de votação, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação do Legislativo. As comissões de Política Urbana e Meio Ambiente e de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização também manifestaram-se favoravelmente ao projeto. Posteriormente, o vereador Jamil Janene (PP) apresentou duas emendas ao projeto. A emenda nº 1 acrescenta artigo estabelecendo que o Município passe a subsidiar em R$ 0,10 o valor da tarifa do transporte público. Já a emenda nº 2 estabelece que todos os valores e custos oriundos da tarifa diferenciada serão subsidiados exclusivamente pelo Município. Nos dois casos, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação emitiu parecer contrário, por considerar que as emendas gerariam aumento de despesa em proposta oriunda do Executivo.

Na sessão da última quinta-feira (24), o projeto foi retirado de pauta para atender o pedido da vereadora Sandra Graça (SDD), que sugeriu o envio de substitutivo, por parte do Executivo, garantindo que o usuário não arcará com qualquer custo que porventura seja gerado pela medida. Vale lembrar que a iniciativa já foi aprovada em primeiro turno pelos vereadores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo