A chuva forte voltou a cair sobre Londrina na noite deste domingo (27). Segundo o Corpo de Bombeiros, o temporal, acompanhado de rajadas fortes de vento, derrubou mais de trinta árvores em diversos pontos da cidade, mas não houve o registro de ocorrências mais graves, como destelhamentos ou desabamentos. A ventania, de 68 km/h, conforme informações do Simepar, ocasionou a queda de uma árvore na BR-369, em frente ao Parque Governador Ney Braga, e impediu o tráfego de veículos pela pista até a retirada da espécie.
Árvores também caíram em bairros da zona norte da cidade e em pontos da área central. Trecho da rua Tupi, entre as ruas Paranaguá e Santos, por exemplo, foi interditado por conta da queda de uma árvore.
Fez alguma foto durante o temporal? Mande para o nosso WhatsApp no (43) 9124-1630.
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
A forte chuva também ocasionou alagamentos em alguns pontos da cidade e deixou diversos imóveis sem energia elétrica. Um prédio da rua Pio XII, por exemplo, ficou sem luz por diversas horas por conta de uma pane em um transformador da Copel. A energia foi desativada por volta das 19h30 e só voltou de madrugada, após o reparo do equipamento por parte de técnicos da companhia.
O temporal também prejudicou o festival gastronômico da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel), interrompido por pelo menos uma hora por conta da chuva forte e da ventania.
De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil no final da manhã desta segunda-feira, pelo menos quinze pessoas foram afetadas e três casas danificadas pelo temporal na cidade.
Segundo a meteorologista do Simepar, Sheila Paz, choveu 25,4 milímetros em Londrina durante a noite deste domingo, mais de 20% do total esperado (115 milímetros) para o mês de setembro. De acordo com ela, a chuva teve início às 19h45, logo após o registro de uma forte ventania, e durou pelo menos três horas. A meteorologista lembrou que o início da primavera sempre é marcado pelas chuvas, mas admitiu que o fenômeno El Niño influenciou na intensidade das últimas precipitações. Na sexta-feira (25), o temporal que caiu sobre a cidade também derrubou árvores e muros, alagou pontos e deixou inúmeros moradores da área central do município sem energia.
Ainda conforme Sheila, deve voltar a chover forte em Londrina só na quarta-feira (30). Já as temperaturas, de acordo com ela, se mantêm altas, mas não como as da semana passada, quando os termômetros chegaram a ultrapassar os 37º C. Nesta segunda-feira (28), por exemplo, as temperaturas variam entre 17º C e 27º C na cidade.
(Atualizado às 12h40)