Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ideb

Trabalho coletivo melhora a educação

Vítor Ogawa - Grupo Folha
14 set 2016 às 16:13

Compartilhar notícia

- Gina Mardones
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O desempenho de escolas que obtiveram notas acima de 8 no Ideb gera a esperança de que há um caminho para a melhoria da educação no Paraná. E receita para esse sucesso passa pelo comprometimento de professores, diretores, pais e alunos, atitude em comum constatada pela reportagem ao fazer entrevistas nessas instituições. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2015 foi divulgado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em Londrina, a melhor colocada é a Escola Municipal Neman Sahyun, localizada no Conjunto Ruy Virmond Carnasciali (zona norte), com 8,2 pontos – é a quinta melhor do estado. O porteiro e professor da escolinha de futebol da escola, Paulo Rogério da Silva tem um filho que realizou a prova. Segundo ele, é visível o empenho dos professores e da direção. "Há muita garra dos professores e a cobrança foi grande. Saber que meu filho fez parte disso nos dá orgulho", ressalta. Natan já não estuda mais na instituição, mas o pai afirma que ele leva essa bagagem educacional que obteve no Neman Sahyun. "Com certeza está fazendo a diferença", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Beatriz Garcia Serrano, 8 anos, aluna do 3º ano, a notícia da nota do Ideb já está na ponta da língua. "É a melhor escola de Londrina", diz com orgulho. "As aulas são legais e as professoras ensinam muito bem. Hoje eu tive aula de Matemática, aprendi a fazer contas de somar com três dígitos. Foram problemas fáceis de resolver", conta esbanjando confiança.
A "pressão" para continuar mantendo as notas altas agora recaem sobre os alunos que estão no 4º ano. A padeira Leila Moreira dos Santos é mãe da Débora Vitória, 10 anos, que está justamente nessa fase. "A Débora veio de outro colégio e desde que chegou aqui passou a ler melhor e escrever melhor", observa.

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Cultura

Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Atividades culturais

Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina


"Esse bom desempenho é fruto de um trabalho em conjunto. Nosso entrosamento é muito grande, seja com alunos, pais ou professores. Entre os docentes, se um tem dificuldade, o outro ajuda", expõe a professora de Ensino Fundamental, Márcia Regina Spagnolo Carli Loures. Ela ressalta que as famílias também dão esse retorno quando veem que a escola está empenhada.

Clique aqui para ler mais sobre o assunto na matéria do repórter Vítor Ogawa


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo