As duas maiores instituições de ensino superior de Londrina - Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (Unopar) - possuem programas de atendimento a dependentes de drogas, inclusive acompanhamento jurídico.
Na UEL, a ajuda é dada pelo Núcleo de Bem Estar da Comunidade (Nubec) que, embora ainda não tenha um departamento específico para esse tipo de atendimento, dá assistência psicológica aos universitários que buscam orientação e ajuda.
Os funcionários também recebem auxílio, sobretudo os dependentes de álcool, através do Programa de Atendimento ao Alcoolista, de Reintegração e Educação (Pare).
Leia mais:
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
A universidade está traçando um plano estratégico de atendimento à drogadição, que deve começar a ser implantado no próximo semestre, com enfoques preventivo e de tratamento dos dependentes. Em outra ponta, o Escritório de Aplicação oferece atendimento jurídico.
Na Unopar, existe há três anos uma central de atendimento aos estudantes envolvidos com drogas que também dá orientação aos pais.
Segundo a professora Aparecida Theodoro Gozo, que coordenou por três anos a central, os alunos usuários ou dependentes são encaminhados pelos professores. A central avalia caso a caso e orienta para o tratamento mais adequado. A Unopar também presta ajuda jurídica aos seus acadêmicos.
Para a professora, as instituições de ensino não podem se ater apenas em oferecer um curso superior ao seu aluno. ''Não podemos nos preocupar somente com a informação, mas também com a formação do caráter do aluno'', ensinou.