Com o objetivo de promover a restauração de uma área de preservação permanente, os alunos do curso de Agronomia da Unopar de Londrina, do campus Piza, promovem nesta sexta-feira (17), das 8h às 12h, o plantio de 300 mudas de espécies de árvores nativas. A ação será realizada na zona rural de Arapongas, em uma propriedade localizada na estrada Bule, na Gleba Três Bocas.
De acordo com a professora e coordenadora do curso de Agronomia, Larissa Colombo, a iniciativa visa conscientizar os alunos para questões ambientais e traz uma série de benefícios. "O plantio nesta área restaura parte da biodiversidade perdida pelas ações de desflorestamento, protege atributos físicos, químicos e biológicos do solo, reduz os riscos de erosão e retém dióxido de carbono, favorecendo um ambiente ecologicamente equilibrado à comunidade", pontua a professora.
As mudas foram produzidas pelos estudantes veteranos durante a disciplina de Manejo e Produção Florestal no ano passado, mas o plantio será feito com a participação dos calouros. A ação faz parte do Trote Solidário, um projeto que visa a realização de ações de responsabilidade social em benefício da comunidade e na prática da cidadania.