Na manhã desta segunda-feira (26), foi iniciado um bloqueio momentâneo da terceira faixa de tráfego na avenida Dez de Dezembro no sentido centro da cidade. A intervenção é necessária para transposição da galeria pluvial que passa pelo local e será realocada em função da construção do viaduto, no cruzamento da avenida Dez de Dezembro e avenida Leste/Oeste.
O trecho com intervenções momentâneas começa da guarita de ônibus da rodoviária e prossegue pela avenida Dez de Dezembro, subindo sentido avenida Leste/Oeste. Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a troca da tubulação da galeria pluvial é necessária, pois haverá uma mudança na declividade da pista com o viaduto e essas obras requerem o início pelo trecho mais baixo da via. Este trabalho também inclui a abertura de valetas, instalação de tubulação e por questões de segurança a interdição se faz necessária.
Assim, nos próximos dias, os trabalhos que hoje estão em frente ao antigo estacionamento de veículos da rodoviária vão subir em direção ao semáforo da avenida Jorge Casoni. A expectativa é que para se chegar até a Jorge Casoni leve-se de 15 a 20 dias. "Nesse momento, vai haver um transtorno momentâneo e, por isso, nós pedimos que os pedestres e os motoristas evitem, se possível, essa rota ou que fiquem atentos ao estreitamento da pista, pois vai ficar um pouco mais difícil de passar pelo local", explicou o secretário de Obras e Pavimentação.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Por isso, quem vem pela avenida Dez de Dezembro e acessa a região do centro, passando pela avenida Leste/Oeste, verá um trecho com a terceira faixa estreitada, pois este é o local onde estão sendo executadas as galerias pluviais. Com o passar dos dias, haverá um estreitamento também da terceira faixa à direita na avenida Leste/Oeste sentido avenida Jorge Casoni, pois será necessária a alocação de uma faixa de segurança para os veículos que trafegarem pelo local das obras.
Futuras intervenções - Até a conclusão do viaduto outras intervenções serão necessárias e serão comunicadas à população e aos meios de comunicação, conforme à necessidade. "Toda a região onde será construído o viaduto tem obras, por isso estamos monitorando e trabalhando em conjunto com a empreiteira e sempre que for necessário tomarmos alguma decisão sobre pequenas interdições ou interdições parciais e integrais vamos informar a população", frisou Verçosa.
Além do trecho com intervenção, no momento, não estão sendo utilizados desvios, mas, como medida preventiva e de adequação, a rua Norman Prochet está interditada. Os profissionais estão trabalhando em sua pavimentação e de acordo com o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Pedro Ramos, essa via é uma das alternativas que serão utilizadas para desviar do tráfego de veículos quando as obras exigirem o fechamento de parte da avenida Leste/Oeste.
"Quem está vindo da avenida Leste/Oeste sentido Leste poderá sair pela Norman Prochet, seguindo para a Rua Attilio Octavio Bizatto. Quando isso iniciou, tivemos que fazer algumas intervenções tanto na rua Santa Catarina quanto rua São Jerônimo, dando alternativas para as pessoas que têm estabelecimento ou moram nesse trecho. Várias frentes estão sendo executadas durante essa obra, para que possam ser feitos os desvios sem muitas intervenções", esclareceu.
Monumento - Para que seja possível a construção do viaduto, será preciso realocar também o monumento "O Passageiro", que atualmente está no centro da rotatória. Para isso, já está em andamento a movimentação da terra, que é a base para o início das obras da fundação que dará sustentação à base. A construção desta será iniciada tão logo seja executada a fundação e, em seguida, será feito o transporte do monumento.
Viaduto – A obra sobre a avenida Dez de Dezembro terá 275 metros de comprimento, com os acessos, área total de pavimentação de 18.621,74 metros quadrados. Ele será erguido no sentido da região norte para a sul da cidade, sendo elevado na avenida Dez de Dezembro. Aqueles que trafegarem no sentido avenida Leste/Oeste para o Boulevard Londrina Shopping passarão abaixo do pontilhão. No projeto, a estrutura conta com quatro pistas, sendo duas em cada direção, além das de passagem para pedestres. O prazo previsto para conclusão da obra é de 15 meses contados a partir da entrega da ordem de serviço, que ocorreu no final de agosto.
(Atualizada às 17h20)