O vereador Amauri Cardoso (PSDB) teve alta hospitalar na tarde desta segunda-feira (1º), após permanecer cinco dias internado no Hospital do Coração de Londrina. Vítima de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o parlamentar permanecerá afastado de suas funções legislativas por 14 dias, por recomendação médica.
Amauri Cardoso sofreu um desmaio na terça-feira (25) pela manhã e foi submetido a uma tomografia, além de ficar afastado de suas funções profissionais e parlamentares por dois dias. Na quinta-feira (27) à noite, após participar da sessão ordinária da Câmara, o vereador foi encaminhado ao pronto-socorro do Hospital do Coração, queixando-se de dor de cabeça (cefaleia). Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, novos exames laboratoriais e de imagens constataram o quadro de AVCI, e no dia seguinte (28) o vereador foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu até domingo (30).
No momento o parlamentar recupera-se em casa, após ter recebido orientações do neurologista Leonardo Valente de Camargo sobre a importância da continuidade do tratamento de forma ambulatorial. Como a lesão afetou a área do cérebro que comanda a visão, o vereador pode levar alguns dias para voltar a enxergar normalmente. O atestado médico determinando o afastamento de Amauri Cardoso deverá protocolado no Legislativo nesta terça-feira (2).