14/07/20
24º/16ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Em Londrina

Vereadores cobram soluções para Educação Infantil

Na presença de mães acompanhadas dos filhos, que relataram os transtornos enfrentados por não conseguirem vagas em creches de período integral, o gerente da Secretaria Municipal de Educação (SME), Júnior Cesar Dias de Jesus, anunciou, em reunião pública na Câmara de Vereadores na quarta-feira (21), que um mutirão será realizado nos próximos 15 dias na Central Única de Vagas na Educação Infantil para tentar preencher as vagas em aberto nas instituições de ensino e resolver, pelo menos parcialmente, a demanda por ensino integral. O problema é acompanhado de perto pelas comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude do Legislativo Londrinense.

Além das mães e de representantes da SME, participaram da reunião pública o promotor da Vara da Infância e da Juventude, Leonardo Nogueira da Silva; professores; conselheiros tutelares e defensores públicos. O debate foi coordenado pelos vereadores Amauri Cardoso (PSDB) e Eduardo Tominaga (DEM), respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Educação, e Tio Douglas (PTB), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança.


Faltas - "Temos constatado que um número crescente de crianças que faltam às aulas para se revezar nos cuidados com os irmãos mais novos, porque os pais não têm onde deixá-los para trabalhar. Já discutimos o problema em outras oportunidades mas as promessas de solução, como a construção de Centros de Convivência, não foram concretizadas. Vamos continuar acompanhando a situação, colaborando com sugestões e cobrando providências", afirmou Amauri Cardoso, referindo-se à situação gerada pela decisão tomada no final de 2016 pela Administração Municipal de abrir vagas apenas em meio período, como forma de ampliar a capacidade de atendimento.

Da mesma forma, o vereador Tio Douglas garantiu que a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança continuará atenta ao problema e buscando uma solução, juntamente com o Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL) e com a Administração Municipal. "Pretendemos nos reunir para elaborarmos propostas. Uma delas pode ser a retomada das parcerias com instituições filantrópicas", exemplificou.

Solução administrativa - Para o promotor Leonardo Nogueira da Silva o Município não está dando prioridade absoluta à educação em período integral, como foi acordado no início de 2017, quando o Ministério Público (MP) e Defensoria Pública do Estado do Paraná enviaram um documento com recomendações à Secretaria de Educação. ''Infelizmente as sugestões não foram concretizadas a contento. O que ocorre é uma lesão a direitos fundamentais e não podemos permitir que isto aconteça", argumentou. O promotor afirmou ainda que um relatório do encontro realizado na Câmara servirá de base para Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que deverá ser estabelecido entre Ministério Público e Executivo. "É a última tentativa de resolver o problema na esfera administrativa."

Dados apresentados pelo gerente da SME apontam para um aumento de oito mil vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas entre os anos de 2012 e 2017. Por outro lado, porém, Junior de Jesus admitiu um grande crescimento na demanda de atendimento, elencando a migração de alunos da rede particular para a rede pública; a crise econômica; a percepção pelas famílias da melhora na qualidade do ensino público e a exigência legal de ampliar o atendimento a crianças de quatro anos como as principais causas. "Foram abertas 285 vagas este ano, com novas turmas em cinco instituições e previsão de novas turmas em outros 11 CMEIs. Não estamos parados. Estamos constantemente buscando soluções", garantiu Jesus, que também é responsável pelo Setor de Matrícula e Documentação Escolar da Secretaria de Educação.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
0 a 5 anos de idade
Londrina: mais de 3 mil vagas são criadas na Educação Infantil desde 2017
Na luta contra o analfabetismo, projeto infantil incentiva a leitura
Conheça alguns
Escolas apostam em diferentes métodos de ensino
Continue lendo
Londrina
Comércio reabre nesta quarta após encerramento da 'quarentena de Ratinho'
14 JUL 2020 às 20h05
Paraná
Governo não renova decreto que determinou quarentena em Londrina e sete regiões
14 JUL 2020 às 18h42
28 foram roubados
PM recupera 21 notebooks furtados de Escola Municipal em Rolândia
14 JUL 2020 às 18h10
Tecnologia
Caiu aí? WhatsApp enfrenta instabilidade e afeta usuários nesta terça
14 JUL 2020 às 17h27
Sustentabilidade
Primeiro Ecoponto em funcionamento estimula destinação correta de lixo em Maringá
14 JUL 2020 às 17h11
Medidas temporárias
Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante pandemia
14 JUL 2020 às 16h06
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados