Vereadores das cidades que integrarão a Região Metropolitana de Londrina (RML) querem criar a Associação das Câmaras Municipais.
Durante o encontro realizado nesta quinta-feira, no Legislativo londrinense, representantes de sete municípios formaram uma comissão provisória para dar andamento à proposta.
Foram convidados a participar da reunião vereadores de Cambé, Ibiporã, Rolândia, Sertanópolis, Jataizinho, Bela Vista do Paraíso e Tamarana (que não pôde enviar representante).
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
O presidente da Câmara de Vereadores de Prado Ferreira, Cláudio de Moura (PSDB), compareceu como ''ouvinte'' mas pensando em integrar a RML durante o desenvolvimento do projeto.
Segundo o presidente da Câmara de Londrina, Orlando Bonilha, o encontro serviu para ''dar os primeiros passos'' para tirar o projeto do papel (foi instituído pela Lei Complementar 81, em junho de 1998).
''Temos que apontar propostas e discutir problemas comuns, como a questão da Sanepar, por exemplo, cujos contratos com diversas cidades estão se encerrando agora'', afirmou Bonilha.
O vereador de Rolândia, Narciso Fernandes Bouças Junior (PMDB), ressaltou que a participação dos pequenos municípios deveria ser maior.
Ele destacou que a lei diz que o Conselho Deliberativo da RML terá cinco integrantes, sendo três indicados pelo governo do Estado, um a ser definido por Londrina e apenas uma cargo será apontado pelos demais municípios.
''Entendemos que Londrina será a mais privilegiada pela sua estrutura, mas precisamos discutir melhor a participação da gente.''
Para Carlos Roberto Rasteiro (PPS), de Cambé, a reunião marca o início de diversos debates.
''Temos pontos convergentes. Queremos, por exemplo, que os usuários (do transporte metropolitano) possam entrar no terminal de Londrina. A criação da Associação das Câmaras será um começo'', avaliou Rasteiro, escolhido presidente da comissão provisória.
Até o dia 30 deste mês, cada representante deverá apresentar a proposta da associação em suas respectivas câmaras.
Os municípios deverão indicar dois nomes para integrar a entidade. A criação da RML está na fase de levantamentos técnicos, realizados pelas secretarias de Planejamento de Londrina e região.