Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
#AdoteoOtto

Veterinária alerta sobre os principais cuidados com a saúde dos animais domésticos

Gabriela Campos - Redação Bonde
04 ago 2017 às 18:23
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pais de primeira viagem sempre buscam dicas sobre como cuidar bem do seu bebê. A mesma coisa acontece quando as pessoas adotam cães e gatos e passam a ser, oficialmente, guardiões desses animais.

"Qual ração é mais indicada para o meu pet?", "quais vacinas eu devo dar?" e "meu animal está com pulgas, o que eu faço?". Estas são algumas das dúvidas que passam pela cabeça desses novos "pet-pais".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Buscando ajudar esses guardiões de primeira viagem, a coordenadora do curso de medicina veterinária da Unifil, Suellen Gobetti, dá algumas recomendações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil

Imagem de destaque
Primeiras séries

Dia Mundial do Livro é celebrado com incentivo à leitura nas escolas de Londrina

Imagem de destaque
Procedimento obrigatório

UEL: renovação de matrículas para o ano letivo 2024 vai até 24 de maio


De acordo com ela, a primeira coisa é ter o controle sanitário do pet. "O animal deve tomar duas vacinas, a antirrábica, que é a vacina da raiva, e a V10 ou V8, que previne contra os vírus mais comuns que afetam os animais domésticos", explica.

Publicidade


O proprietário, porém, deve se atentar à idade do animal, pois animais filhotes e adultos possuem indicações diferentes com relação às doses das vacinas.


Outros pontos importantíssimos são a vermifugação dos animais e a aplicação de um antiparasitário. A vermifugação é feita através de medicamentos, contudo deve-se atentar para a dose, uma vez que também tem relação direta com a idade do animal. "Em animais adultos, a vermifugação deve ser feita a cada seis meses. Já em filhotes, a primeira dose deve ser repetida após 30 dias. Depois disso, ela deve ser repetida apenas seis meses depois, assim como é feito em adultos."

Publicidade


Já o antiparasitário existe de três formas: coleira, gotinha (que é aplicada na nuca do animal) e comprimido. "Existem vários tipos de antiparasitários, mas a melhor coisa é procurar um médico veterinário, pois lá terá todas as vacinas, antiparasitários e vermífugos necessários para o animal."


Além desses cuidados, a ração escolhida para o animal também é de suma importância. "A ração é um alimento completo, mas o proprietário tem de entender que ração de filhote é só para filhote e que, por ser um alimento completo, o animal não precisa ter a alimentação complementada com comidas, restos de ossos ou gorduras", ressalta Suellen.


A frequência de banho nos animais domésticos também merece atenção. "Os banhos devem ser a cada 15 dias. Devem ser feitos com água morna para fria e com shampoo neutro", indica. Outro cuidado é na hora de secar o animal: "a indicação é usar o secador na temperatura morna e na velocidade mais baixa. Mas brincar com o animal no sol também é uma ótima opção para ajudar a secá-lo mais rápido".

Segundo Suellen, todos esses cuidados são de suma importância para o bem estar do animal. Além disso, a veterinária alerta: "as pessoas precisam entender que animal não é brinquedo e que tem vida útil longa. Se você vai adotar um animal, você tem de saber que vai ter de cuidar dele por muitos anos. Ele tem de brincar e tem de se exercitar. Prender um animal em uma corrente o dia todo é inaceitável. É muito melhor você ajudar uma ONG mensalmente do que levar um animal para casa por impulso."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade