A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina vai realizar durante todo o mês de janeiro a fiscalização dos veículos que realizam o transporte escolar na cidade. Cerca de 80 veículos estão cadastrados na companhia. Os proprietários devem comparecer na CMTU, localizada na rua Professor João Cândido, nº 1.213, para realizar a vistoria.
Segundo o coordenador de Transporte Comercial da CMTU, Luciano Daschevi, o fluxo intenso de proprietários que procuram a companhia, para realizar a fiscalização, ocorre na segunda quinzena de janeiro, já que no início do mês, pelo período de férias, não há muita procura pelas vistorias.
Luciano Daschevi disse que os proprietários pagam, hoje, uma taxa de R$ 23,55 pelo serviço. No entanto, esse valor sofrerá um reajuste. Segundo ele, a Prefeitura de Londrina é quem vai repassar o índice que será aplicado na taxa. O coordenador informou que os itens avaliados na vistoria são de segurança, higiene e conforto.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Ele disse que após a fiscalização os proprietários recebem uma autorização para que os veículos possam atuar por seis meses. Luciano Daschevi informou que após esse período, em julho, os proprietários devem realizar novamente a vistoria. O coordenador afirmou que a maioria dos proprietários procura a CMTU para realizar as fiscalizações.
O coordenador de Transporte Comercial da CMTU ressaltou que o importante é que os veículos não realizem suas atividades sem fiscalização e autorização. Ele destacou que os motoristas que forem flagrados transportando estudantes sem ter efetuado vistoria para a renovação da licença recebem as penalidades previstas no decreto municipal nº 253/2006, de 20 abril de 2006, que incluem multa do grupo 2, equivalente a R$ 200,00. Além disso, o Código de Trânsito prevê até a apreensão do veículo para quem trafegar sem vistoria, já que a penalidade é considerada uma infração grave.
As informações são da Prefeitura de Londrina.