Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja onde fica

Zona leste de Londrina ganha horta comunitária em área sob linha de alta tensão

Redação Bonde com N.Com
25 abr 2023 às 13:42

Compartilhar notícia

- Vivian Honorato/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina e Copel inauguram, na manhã desta terça-feira (25), uma horta comunitária no Jardim Aeroporto, implantada sob uma linha de alta tensão às margens da Avenida Santos Dummont, em frente ao número 658. A área possui 2 mil m² e será cultivada por aproximadamente 20 famílias. Esta é a primeira unidade do norte do Paraná implantada pelo Programa Cultivar Energia, que fornece apoio técnico e de segurança para os moradores e funciona em parceria com as prefeituras de cada localidade.


Por meio da parceria, a Prefeitura oferece a assessoria técnica para a agricultura urbana e faz a seleção das famílias participantes e a Copel é responsável pela cessão de uso da faixa, limpeza da área, instalação de cercas e orientação permanente a respeito da segurança no uso do local.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A produção das hortaliças e legumes é feita sem o uso de agrotóxicos e serve para o consumo das famílias participantes. O excedente pode ser comercializado, gerando renda e alimentação saudável para a comunidade do entorno. A nova horta, instalada na Avenida Santos Dumont, funciona de segunda a sexta, das 7h às 10h e das 16h às 18h, e aos sábados das 7h às 11h. Qualquer pessoa interessada em adquirir os produtos a horta pode se dirigir ao local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Esperança

'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina

Imagem de destaque
Prestigie

Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação

Imagem de destaque
90 anos

Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina

Imagem de destaque
Projeção

Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina



O novo espaço em Londrina se soma a uma rede de 58 hortas comunitárias e escolares apoiadas pelo Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (AgriUrbana), coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) da Prefeitura.


Já o Programa Cultivar Energia soma mais de 40 mil m² de área destinada para plantio de hortaliças e legumes em faixas de segurança de linhas da Copel Geração e Transmissão e da Copel Distribuição, em seis municípios. Os bons resultados obtidos, com o envolvimento de 350 famílias voluntárias em todo o Paraná, têm estimulado a expansão do modelo, com cinco novas unidades em fase de implantação.


Pessoas interessadas em implantar hortas em imóveis e terrenos públicos podem procurar a Secretaria de Agricultura, na Diretoria de Abastecimento, que atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, dentro do Parque Arthur Thomas, na Rua a Natureza, 155. O telefone para informações e dúvida é o (43) 3372-4789 e o e-mail é [email protected]. Na sequência, a Prefeitura faz um peticionamento no sistema, para que a comunidade acesse o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, que existe em Londrina por meio de lei municipal desde 2017. Após isso, é feita uma avaliação da viabilidade do espaço e, estando tudo certo, começam os procedimentos para a implantação da horta.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo