Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Futuro Brasil revela que um em cada cinco habitantes de São Paulo já foi vítima de um crime violento nos últimos 12 meses.
Segundo o levantamento, apenas um terço das vítimas registrou boletins de ocorrência. Amparada em 5 mil entrevistas, a pesquisa apresenta um retrato minucioso da violência e da maneira como as pessoas lidam com ela na maior cidade do país.
De acordo com o iG, a falta de notificação para a maioria dos crimes é um fenômeno bastante conhecido dos especialistas em segurança pública, mas a pesquisa é útil para entender por que isso ocorre. Em geral, as vítimas indicaram que não confiam na polícia e acham que não ganhariam nada procurando a delegacia mais próxima.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Entre as pessoas que foram assaltadas e não registraram o roubo, 38% disseram que agiram assim porque julgam a polícia incapaz, ou porque os próprios policiais se recusaram a anotar a ocorrência. Metade das vítimas de agressão disse que não procurou a polícia porque temia represálias ou achou melhor resolver a questão com o próprio agressor.
Confira a matéria completa, pela parceria Bonde/iG, clicando aqui.