Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Consumo

20% dos rótolos apresentam informações incorretas

Redação Bonde
20 jul 2006 às 21:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um levantamento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a Universidade de Brasília, indicou que cerca de 20% dos 1.800 rótulos de produtos analisados apresentavam alguma incoerência com a chamada Lei de Rótulos, que determina as regras que as indústrias devem seguir. Por isso a Anvisa adverte os consumidores que é necessário criar o hábito de ler o rótulo dos produtos no ato da compra.

Os principais problemas detectados pela Anvisa estavam nas mensagens usadas para atrair o consumidor. Promessas como: "um crescimento saudável", "produto sem conservantes", "rico em vitaminas", são facilmente encontradas, principalmente em produtos voltados ao público infantil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo a gerente de Produtos Especiais da Anvisa, Antônia Aquino, a falta de informações nutricionais mais detalhadas é outro problema. "O rótulo do produto deve refletir aquilo que o alimento tem. A empresa é responsável pelas informações sobre o produto e essas informações devem ser verdadeiras, devem ser corretas", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reverência para a brasileira

Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'

Imagem de destaque
Maturidade de veteranas

Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL

Imagem de destaque
Contínua dispersão geográfica

OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global

Imagem de destaque
Perigo

Curiosos ficam próximos de lava de vulcão na Islândia e polícia é acionada


De acordo com a diretora do Procon do Distrito Federal, Elisa Martins, o Código de Defesa do Consumidor considera propaganda enganosa essas informações. Ela orientou o consumidor a acionar o sempre que tenha alguma dúvida ou se sinta lesado.

"Todos os Procons no Brasil inteiro têm um telefone de informação, de orientação aos consumidores, através do número nacional que é o 151. Feita a consulta ao 151, ou mesmo uma denúncia, os Procons acionam a fiscalização e tomam as providências no âmbito administrativo".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo