Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
OIT

55 milhões de brasileiros enfrentam exclusão social

Redação - Bonde
07 jan 2004 às 19:28
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados apresentados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Panorama Laboral 2003, mostram que mais de 55 milhões de brasileiros enfrentam problemas de exclusão social, ou seja, a maior parte da população economicamente ativa (PEA).

Segundo o levantamento, a população de raça negra e as mulheres enfrentam dificuldades tanto para se inserir no mercado de trabalho como para possuir condições adequadas de remuneração e proteção social, se comparada com a população de homens brancos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As mulheres brasileiras têm uma taxa de participação no mercado de trabalho de 55%, número superior à taxa média da América Latina que é de 45%. A porcentagem de desemprego variou de 6% a 9%, entre 1992 e 2001, para todas as idades e níveis de escolaridade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dez mais

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

Imagem de destaque
Igreja Católica

Papa Francisco anuncia Jubileu 2025 e reforça pedidos de paz

Imagem de destaque
Tratamento de AVCs

Brasileiro lidera estudo de 1º dispositivo em miniatura que mapeia e desobstrui coágulos cerebrais

Imagem de destaque
Novo estudo

Pirâmides do Egito margeavam braço do rio Nilo quando surgiram


No entanto, entre mulheres e negros o nível de desemprego foi 50% superior ao dos homens brancos em 1992 e 58% superior em 2001. A pesquisa revela também diferenças na distribuição de homens e mulheres, brancos e negros, no mercado formal e informal da economia.


De acordo com o levantamento, em vez de critérios de seleção com base na escolaridade ou talento, leva-se em consideração as características raciais, étnicas e sexuais, nos contratos de trabalho. Essa discriminação dirige a população excluída para o mercado informal.

Os dados da OIT foram obtidos com base na Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (Pnad) do IBGE.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade