A Agência Nacional do Petróleo (ANP) promove, terça e quarta-feira próximas, no Hotel Sheraton, a sexta rodada de licitações para exploração e produção de petróleo e gás no país, dando continuidade ao processo de flexibilização do monopólio do produto, antes restrito à Petrobras.
O número de empresas brasileiras inscritas na sexta rodada é recorde. Das 24 companhias que se habilitaram junto à ANP, nove são nacionais: Arbi Petróleo, Aurizônia Empreendimentos, Epic Gás Internacional Serviços do Brasil, PetroRecôncavo, Queiroz Galvão Perfurações, Schahin Engenharia, Starfish Oil&Gás, Synergy Group Corp, W.Washington Empreendimentos e Participações e a Petrobras.
O recorde é conseqüência de modificações introduzidas pela ANP para facilitar a entrada no processo licitatório, como a redução nas taxas de participação para bacias maduras terrestres (já exploradas) e em áreas marítimas de novas fronteiras - ainda não exploradas. Das empresas habilitadas, quatro participam pela primeira vez de licitações de blocos no Brasil: Arbi Petróleo, W. Washington, Port-Sea e Schahin Engenharia.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Ao todo, 30 empresas manifestaram interesse na sexta rodada, que conta com algumas das áreas devolvidas pela Petrobras, remanescente da denominada Rodada Zero, de 1988, mas somente 24 cumpriram todos os requisitos estabelecidos no edital e foram habilitadas pela comissão especial de licitação.
>> Maiores informações na ABr