Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Medo do crime

70% dos brasileiros se sentem inseguros, aponta ONU

Redação Bonde
02 out 2007 às 10:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Setenta em cada 100 brasileiros se sentem inseguros quando voltam para casa. A constatação é da Organização das Nações Unidas (ONU) e faz parte do Relatório Global sobre Assentamentos Humanos, que este ano aborda o tema da segurança nas cidades do mundo. O relatório é lançado na cidade mexicana de Monterrey, como parte das celebrações do Dia Mundial do Habitat, comemorado nesta segunda-feira.

Segundo a ONU, a cultura do medo do crime (que, de acordo com o relatório, é "diferente da percepção e reconhecimento da iminência do crime") e da violência está enraizada na maioria dos países. A pesquisa foi feita em cidades de 35 países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os índices mais elevados de medo vieram do Brasil (70%). Os dez primeiros lugares estão divididos entre países da América Latina e da África, enquanto o menor índice ficou com a Índia – onde 13% mostraram insegurança no retorno para casa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O relatório mostra ainda que o medo do crime está associado à violência da polícia, à sensação de insegurança e aos registros oficiais de violência e mortes, assuntos freqüentes nos jornais e noticiários.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Segundo a ONU, no Rio de Janeiro os índices de homicídio triplicaram desde a década de 70, enquanto que em São Paulo o número quadruplicou. O estudo indica, ainda, que na América Latina, onde 80% das pessoas moram em áreas urbanas, cidades como Rio de Janeiro, Lima (Peru), Cidade do México (México), São Paulo e Caracas (Venezuela) são responsáveis por mais da metade dos crimes em seus respectivos países.

Abr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo