Um levantamento realizado por pesquisadores norte-americanos concluiu que 81% das pessoas que buscam parceiros em websites de namoros virtuais mentem sobre suas características. A pesquisa acompanhou 80 participantes que procuravam sua cara-metade na Internet, e comparou as suas características reais com as que elas declaravam aos seus possíveis pretendentes online.
O estudo observou que os homens mentem mais sobre sua altura, enquanto as mulheres preferem mentir sobre seu peso.
Mais de 52% deles declararam ser pelo menos 2 cm mais altos do que são, enquanto 64% delas disseram ter no mínimo 2,5 kg a menos do que têm.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
O coordenador do estudo, o professor Jeffrey Hancock, da Universidade de Cornell, disse que as mentirinhas são pequenas, mas não inocentes.
"Os participantes tentam equilibrar a tensão entre parecer atraente e passar a impressão de honesto", afirmou.
Hancock diz que, em geral, homens procuram juventude e atratividade física em suas parceiras, enquanto mulheres tentam encontrar nos homens segurança e indicadores de status social, como nível de educação e carreira profissional.
O especialista em relacionamentos virtuais se disse "impressionado" com o fato de as mentiras sobre idade serem menos freqüentes – 24% dos homens e 13% das mulheres declararam ter idades diferentes das que têm.
O estudo foi realizado com 80 nova-iorquinos que utilizaram os sites de relacionamento Match.com, Yahoo Personals, American Singles e Webdate. Os resultados foram publicados na revista científica Proceedings of Computer/Human Interaction.