Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Imigração

A cada 5 barrados na Espanha em 2007, 2 eram do BR

BBC Brasil
09 mar 2008 às 17:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estatísticas do aeroporto de Barajas, em Madri, apontam que em 2007, dois em cada cinco estrangeiros barrados no local pela imigração eram brasileiros. Cerca de 55% dos estrangeiros que entram na Espanha passam por Barajas, considerado a principal porta de entrada do país.

No controle de fronteiras, ainda segundo os dados oficiais de 2007, 50 pessoas, em média, são impedidas de entrar diariamente e são devolvidas ao país de origem. Desse total, 20, em média, são brasileiros. Os números, às vezes, superam e muito a média estatística. No dia 3 de agosto de 2007, por exemplo, de 97 imigrantes impedidos de entrar, 66 eram brasileiros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na tentativa de conter a imigração ilegal, o número de policiais nas fronteiras do país aumentou em 62% em 2007, mas o Ministério do Interior reconhece que ainda é difícil reduzir a média de mil ilegais que chegam a cada dia ao país, segundo o governo espanhol.

Leia mais:

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil


No total, a Espanha barrou 97.715 pessoas em 2007, mas não há números para cada nacionalidade nesse cálculo mais amplo que inclui, por exemplo, via terrestre.

Publicidade


De acordo com a Secretaria de Estado para Imigração, a Espanha já tem 4,8 milhões de imigrantes (legais e ilegais), 10% da população. E, pela política em vigor, é preciso fechar o cerco à entrada.


Nesta semana, o impedimento de entrada de brasileiros na Espanha causou uma pequena crise a Espanha e o Brasil depois que dois pós-graduandos brasileiros ficaram detidos por mais de uma semana no aeroporto de Madrid.

Publicidade


União Européia


O aumento do fluxo de brasileiros tem sido tão significativo que está chamando a atenção de muitas polícias de fronteira da União Européia.


A Espanha é uma das três nações (junto a Estados Unidos e Inglaterra) que mais imigrantes expulsam, incluindo devoluções em fronteiras e outros casos de deportações.

No início de julho, em uma operação policial conjunta, 509 brasileiros foram barrados em um só dia nos aeroportos de Madri, Lisboa, Paris e Amsterdã.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo