Delegações de mais de 140 países entraram em um acordo sobre tratado que prevê a redução das emissões globais do mercúrio neste sábado.
O tratado foi adotado depois de quatro anos de discussões. "Estabelecer metas globais não é fácil. Não houve nenhuma delegação que se opôs ao tratado", afirmou o diretor executivo do Programa Ambiental das Nações Unidas, Achim Steiner.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Pela primeira vez um acordo estabelece limites às emissões de mercúrio, que é amplamente utilizado na produção de substâncias químicas. O metal tóxico pesado pode apresentar riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
"Nós concluímos um capítulo de uma jornada que durou quatro anos de intensas e muito bem-sucedidas negociações, e abrimos uma nova fase para um futuro sustentável", afirmou o diplomata uruguaio Fernando Lugris, que presidiu as negociações.