Começou nesta sexta-feira (21) a operação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para controlar o movimento nos aeroportos nas férias de fim de ano. De acordo com o balanço da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), de zero hora às 9h de hoje, um em cada cinco vôos atrasou mais de uma hora e 8,3% foram cancelados.
Dos 521 vôos programados, 108 estavam atrasados e 43 foram cancelados. Os aeroportos que mais tiveram cancelamentos foram os de São Paulo. Congonhas registrou oito cancelamentos e seis atrasos e Cumbica, em Guarulhos, teve sete cancelamentos e nove atrasos.
No Rio de Janeiro, o aeroporto Santos Dumont registrou sete cancelamentos e nenhum atraso nos 18 vôos programados para o horário.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
O aeroporto que apresentou mais atrasos foi o Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal. De 17 vôos programados, dez atrasaram . O que representa 58,8% do total.
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, esse número de atrasos e cancelamentos é considerado normal. O horário de pico nos aeroportos, segundo a empresa, vai de 9h às 11h. (ABr)