A UK Border Agency, agência britânica de controle de fronteiras, divulgou nesta quinta-feira fotos de apreensões inusitadas de drogas feitas em portos, aeroportos e agências dos correios em 2010.
Os esconderijos incluem vegetais, objetos de decoração, garrafas de bebida alcóolica e até mesmo uma pintura.
O chefe da agência, Brodie Clark, disse que a variedade e complexidade das maneiras encontradas para contrabandear as drogas mostram "até onde os criminosos estão dispostos a ir para fazer com que as drogas entrem no Reino Unido".
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
"Eles estão preparados a investir grandes somas de dinheiro para inventar esconderijos cada vez melhores, porque sabem que os lucros da venda de drogas são consideráveis", disse.
No entanto, ele garante que as tecnologias empregadas na fiscalização de fronteiras estão desencorajando os traficantes, e que o número de apreensões caiu no ano passado, após um crescimento na última década.
Esconderijos
As apreensões incluiram 10 quilos de cocaína encontrados dentro de inhames em um voo que vinha de Gana, na África. Mais um quilo da droga também foi capturado dentro de bibelôs de vidro.
Além disso, cocaína e heroína foram confiscadas dentro de pacotes de amendoins e castanhas de caju vindos da Jamaica, em cestos artesanais vindos da Tanzânia na bagagem de um inglês, em garrafas de licor transportadas por um mecânico de Trinidad e Tobago e até em um cartão de aniversário que ia para a Irlanda, que também continha um pacote com cerca de 110 gramas de cocaína.
Oficiais apreenderam ainda um retrato emoldurado do jogador de futebol Emmanuel Adebayor, do time britânico Manchester City. Dentro da moldura de madeira, estava um pacote de maconha, que valia cerca de 3 mil libras (cerca de R$ 8 mil).