O respeito à natureza, principalmente a água, levou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a escolher o tema "Fraternidade e Água", para a Campanha da Fraternidade 2004.
De acordo com o presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, a entidade considerou na escolha do tema, a poluição das fontes e o desperdício em todo o país. " Mundo sem a água, deixa de ser o mundo como ele é", afirmou.
O vice-presidente da CNBB, Dom Antônio Celso Queiroz, explicou que a campanha faz um apelo para a mudança de atitude quanto ao uso da água no dia-a-dia.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
"Queremos alertar para o desperdício da água. Porque não há o reaproveitamento da água. Por que lavar calçadas e carro com água que não foi usada? Portanto, é através de um apelo que a Campanha da Fraternidade pretende atingir toda a população".
O Conselho Episcopal Pastoral analisou 120 cartazes inscritos em concurso. O vencedor foi o cartaz apresentado pela equipe de Comunicação da Universidade Católica de Campinas (SP), que mostra mãos regando uma planta.