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No sensor

Air France registra nova pane, diz sindicato

Agência Estado
29 jul 2009 às 08:35

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- Divulgação
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A Air France registrou no dia 13 um novo incidente com sensores de velocidade de um Airbus. A informação foi mantida em sigilo pela companhia até ontem, quando foi revelada pelo Sindicato Nacional de Pilotos de Linha (SNPL), o maior da França. Idêntica à pane verificada instantes antes do acidente com o Airbus A330 do voo 447, sobre o Oceano Atlântico, no dia 31 de maio, a falha ocorreu em um A320 que realizava a rota Roma-Paris.

Dessa vez, no entanto, o avião estava equipado com tubos de pitot - a designação técnica das sondas - de nova geração, modelo BA, produzidas pela Thales Avionics, consideradas de melhor desempenho em situações meteorológicas adversas.

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A informação foi divulgada ontem pelo jornal "Le Figaro" e confirmada pelo sindicato da categoria. De acordo com o porta-voz da instituição, Erick Derivry, a falha aconteceu no voo AF 1905, que efetuava a ligação entre os Aeroportos de Fiumicino e Roissy-Charles de Gaulle. De acordo com o relatório dos pilotos apresentado à Air France, o avião teria sofrido "perda brutal das indicações de velocidade, seguida de perda das informações anemométricas". São essas informações que orientam os demais instrumentos eletrônicos de navegação dos Airbus.

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De acordo com Derivry, caso as análises técnicas confirmem que a sonda esteve na origem do incidente do voo Roma-Paris, o SNPL poderá exigir que a companhia aérea deixe de lado a marca Thales e adote os pitots da Goodrich, que equipa 70% da frota mundial.


Diligências

O procurador regional da República em São Paulo Sérgio Monteiro Medeiros expediu ofício pedindo à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que faça diligências para apurar se as operadoras de modelos Airbus no Brasil substituíram os tubos pitot de suas aeronaves. A solicitação de Medeiros tem como alvo a TAM "e outras empresas que operem voos domésticos ou internacionais partindo do Brasil por meio de equipamentos Airbus". O objetivo, diz Medeiros, é saber se as companhias já providenciaram a troca das sondas. O procurador pede para ser informado sobre os resultados, caso a Anac já tenha feito as diligências.


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