Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiu na imprensa

Al Qaeda planejou atacar Japão durante Copa de 2002

Redação - Folha de Londrina
14 fev 2004 às 10:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um importante membro da Al Qaeda disse a autoridades americanas que a rede terrorista tinha preparado um plano para realizar ataques ao Japão durante a Copa do Mundo de 2002, segundo a edição deste sábado do jornal "Sankei Shimbun".

As notícias surgem em um momento de crescentes preocupações no Japão sobre possíveis ataques ao país, por sua decisão de enviar tropas não-combatentes, em uma missão de reconstrução, ao Iraque.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esses temores aumentaram devido a notícias do ano passado, segundo as quais a Al Qaeda iria "atacar o coração de Tóquio" se o Japão enviasse tropas ao Iraque.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


As autoridades norte-americanas teriam obtido a informações dos planejados ataques durante a Copa do Mundo de Khalid Shaikh Mohammed, o suposto organizador dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, disse o jornal "Sankei Shimbun", citando uma fonte governamental.

Publicidade


Shaikh Mohammed foi capturado no Paquistão em março do ano passado e agora está sob custódia americana.


A agência de notícias Kyodo publicou uma notícia similar.

Publicidade


Segundo o "Sankei Shimbun", um dos principais membros da Al Qaeda disse a autoridades americanas que os ataques nunca se realizaram porque era difícil estabelecer um sistema de apoio por falta de muçulmanos no Japão, que junto com a Coréia do Sul sediou a Copa do Mundo de 2002.


Shaikh Mohammed já visitou o Japão.

Publicidade


O "Sankei Shimbun" citou fontes que disseram que Shaikh Mohammed esteve no Japão durante cerca de três meses em 1987 e recebeu treinamento no uso de maquinaria para perfurar rochas em uma empresa que fabrica equipamentos para construção em Shizuoka, no centro do país.


Além de ataques dentro de suas fronteiras, o Japão teme possíveis ações contra suas tropas na cidade de Samawa, no sul do Iraque.

Publicidade


Na quinta-feira, uma bomba lançada por foguete provocou uma explosão em Samawa, destruindo janelas em uma área residencial. O ataque não deixou feridos.


O ministro da Defesa do Japão, Shigeru Ishiba, declarou que, aparentemente, o ataque não tinha como alvo as tropas japonesas e não iria afetar as atividades de reconstrução no Iraque.

Informações Folha Online


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo