A rede Al Qaeda, de Ossama bin Laden, treina seus membros com métodos de guerrilha urbana, segundo novas imagens dos vídeos encontrados no Afeganistão e exibidos pela CNN.
Estas passagens, difundidas ontem e que fazem parte de um conjunto de 64 fitas adquiridas pela emissora, mostram combatentes que tomam de assalto prédios, pulam de motos em movimento e neutralizam comboios de veículos.
As gravações detalham igualmente a operação com mísseis terra-ar, cuja potência é suficiente para alcançar aviões comerciais.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Entre os treinamentos, figuram simulações de ataques a mão armada, sequestros e assassinatos. Os militantes são vistos usando fuzis de assalto, lança-foguetes antitanques de fabricação russa e explosivos capazes de destruir prédios e pontes.
Indagado pela CNN, o especialista Rohan Gunaratna explicou que a ''Al Qaeda desenvolveu uma série de exercícios de treinamento para seus membros no Afeganistão, a fim de enviá-los ao Ocidente e cometer atentados terroristas (...) no meio urbano''. ''São capazes de operar nas cidades'', insistiu o especialista, autor do livro ''Inside Al Qaeda''.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quinta-feira.