Pesquisar

Canais

Serviços

Ratzinger foi eleito pela maioria apesar da idade avançada - AP
Continua depois da publicidade
Fim do conclave

Alemão Joseph Ratzinger é o novo papa, Bento XVI

Simone Albieri - Folha News
19 abr 2005 às 14:44
Continua depois da publicidade

O cardeal alemão Joseph Ratzinger, 78, foi eleito o novo papa nesta terça-feira. A fumaça branca saiu da chaminé da capela Sistina, por volta das 13h (horário de Brasília) seguida dos sinos da basílica de São Pedro, confirmando a eleição do sucessor de João Paulo 2º e levando a multidão ao delírio.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O 265º papa da história adotará o nome de Bento 16. Por 23 anos guardião da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, órgão que ficou no lugar do tribunal da Inquisição, Ratzinger mantém a Igreja Católica na linha conservadora (sobre temas como o controle da natalidade, diálogo entre as religiões, casamento gay e feminismo).


Durante a doença terminal do papa, ele cuidou de muitas das funções do sumo pontífice como líder da Igreja Católica. O cardeal e João Paulo 2º eram grandes amigos.


Ratzinger começou a despontar em Roma, em 1962, como teólogo. Em 1968 ganhou destaque na luta contra o marxismo e o ateísmo, que cresciam entre os jovens.


Ratzinger fala dez línguas e recebeu sete doutorados honorários. É considerado um excelente pianista, e tem preferência por obras de Beethoven (1770-1827).

Continua depois da publicidade


O cardeal nasceu em um Sábado de Aleluia em Marktl am Inn, na Baviera, em 16 de Abril de 1927.

>> Reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.


Compartilhar nas redes:

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade