Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Usina Nuclear

Ambientalistas protestam contra construção da Angra 3

Redação - Folha de Londrina
30 out 2003 às 12:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Representantes de organizações ambientalistas e de movimentos sociais promoveram manifestação, na manhã desta quinta, diante do Palácio do Planalto, contra a construção da Usina Nuclear Angra 3.

Os ativistas estenderam um tapete de 40 metros de largura por 10 metros de comprimento, com assinaturas de 14 mil pessoas contrárias à construção da nova usina nuclear.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O tapete foi entregue ao cerimonial da Presidência da República, que o encaminhará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez


Os ativistas apresentaram, ainda, um abaixo-assinado com 36 mil assinaturas, entregue à ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef. "Nós classificamos as usinas nucleares como inseguras, ultrapassadas, sujas e caras", resumiu Sérgio Dialetachi, coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace.

Publicidade


Os ativistas defendem a aplicação do dinheiro que seria gasto com a construção de Angra 3 em energias renováveis, como a solar, eólica e de biomassa.


"Se fosse construída, Angra 3 geraria o que hoje representa 1% de toda a energia do país e esta não é uma solução energética para o Brasil", afirmou Dialetachi.

Publicidade


Apesar de dados oficiais informarem que a nova usina custaria US$ 2,5 bilhões, segundo Dialetachi o valor seria muito superior. "Angra 2, que tem estrutura semelhante à que se pretende para Angra 3, custou US$ 10 bilhões. E em 25 anos a usina precisa ser desmontada e desativada, mas esse custo não é computado: será deixado para gerações futuras", afirmou.


O Coordenador Geral da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica, Ivan Marcelo Neves, defendeu que além de serem uma forma de energia "limpa", não produzem resíduos, as energias renováveis descentralizam a geração energética e, se bem utilizadas, produzem mais energia que uma usina nuclear.

Fonte: Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo