Uma Medida Provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva estendeu para 24 anos a idade para participar do programa Menor Aprendiz.
Com a Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente , os contratos de aprendizagem que se encerravam quando o jovem completava 18 anos, agora podem ser prorrogados.
Os contratos, de acordo com a Lei 10.097/00, que disciplina a contratação do menor aprendiz continuam a ter duração de dois anos. O aumento da idade foi contemplado em MP que trata principalmente do Escola de Fábrica, programa do Ministério da Educação voltado para a qualificação de jovens.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Na aprendizagem, jovens trabalham e recebem também qualificação profissional. Devem contratar a mão-de-obra aprendiz grandes empresas, em limites que variam entre 5% e 15% de seu quadro pessoal.
Segundo o delegado regional do trabalho, Geraldo Serathiuk, o potencial de vagas a ser criado com a mudança por meio da MP poderá ultrapassar 300 mil, pois a ampliação dos contratos de aprendizagem é uma das metas do Programa Primeiro Emprego.
Fonte: Assessoria de Imprensa/DRT-Pr